Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Apoiar o desenvolvimento do seu bebé: parentalidade positiva

Quando nos tornamos pais torna-se intuitivo perceber quais as necessidades básicas do seu filho (alimentação, saúde e educação). No entanto, as necessidades emocionais não são, por vezes, tão óbvias mas são igualmente importantes. Os pais podem responder aos sinais emocionais das crianças, nos primeiros anos de vida, através da interacção e da ligação emocional. 

 

O que é a parentalidade positiva?

Praticar uma parentalidade positiva consiste em estabelecer uma relação mais consciente com o seu filho, compreendendo melhor o seu comportamento, de forma a identificar o que o acalma, alegra, irrita ou entristece. A forma como se assume este tipo de envolvimento pode ser feita de várias formas e depende de quem está a responder. Em cada caso irá responder a uma situação específica do seu filho, e a possível abordagem a este processo poderá ser dividida em 3 fases:

Observação

Observe a linguagem corporal do seu filho e converse com ele, dando sugestões sobre como deverão ser as suas ações em determinada situação.

Interpretação

Interprete as ações do seu filho, os sinais que apresenta, como por exemplo se está cansado ou indisposto.

Ação

Atue de forma rápida, consciente e eficiente de forma a atender às necessidades do seu filho.

 

Por que razão é importante aderir à parentalidade positiva?

A parentalidade positiva é muito importante e pode ajudar o seu filho a desenvolver-se, tanto a curto como a longo-prazo. As experiências e vivências das crianças irão influenciar o seu desenvolvimento cognitivo, por isso enquanto educador tem um papel importante na influência deste desenvolvimento. Além do mais, as experiências positivas marcam as vivências das crianças, permitindo-lhes ter uma melhor capacidade de resposta a situações externas.

Tenha em conta que a relação que estabelece com o seu filho irá desenvolver a base para o seu desenvolvimento social e emocional. Ter uma postura presente, próxima, dando-lhe o carinho e a atenção de que necessita, incentivando o seu desenvolvimento, terá um peso muito importante no seu desenvolvimento agora e no futuro. 

Artigos Relacionados

  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • 7º Mês

    O seu bebé poderá estar pronto para experimentar novos alimentos. Descubra o que esta segunda etapa da diversificação alimentar significa para si e pa…
    Ler mais
  • 8º Mês

    Este mês, descubra como poderá introduzir alimentos mais espessos e com pedaços na alimentação do seu bebé.
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas