Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

8º Mês

Bebé aos 8 Meses

Este mês, descubra como poderá introduzir alimentos mais espessos e com pedaços na alimentação do seu bebé.
Aos oito meses, poderá tentar que o seu bebé coma alimentos com uma consistência mais espessa e com pedaços. Mastigar esses alimentos também irá ajudá-lo no desenvolvimento da fala.

 

8º Mês: O desenvolvimento do seu bebé

Nesta fase, deverá ajudar o seu bebé a acostumar-se a texturas de alimentos mais espessas e com pedaços, bem como a explorar novos sabores. 

 

Introdução de alimentação mais espessa e com pedaços

Agora que o seu bebé tem oito meses de idade, poderá querer apresentar-lhe novos sabores e texturas. Há provas de que os bebés poderão reconhecer alguns destes sabores, dos alimentos que comeu durante a gravidez e a amamentação. Alimentos mais espessos, e com pedaços, irão ajudar o seu bebé a aprender a comer e a desenvolver as suas capacidades de mastigação.  A comida com mais textura também irá fortalecer os músculos da boca que irão contribuir para a sua fala. Se o seu bebé se recusar a comer alimentos com pedaços, regresse simplesmente aos alimentos mais moles e macios, e tente novamente noutra altura. Seja paciente. Este processo poderá levar semanas, ou meses, até que o seu bebé se adapte à mudança. 

Nesta idade, os bebés poderão tentar alimentar-se sozinhos. Deixe que o seu bebé sinta a comida e se alimente sozinho com os dedos. Introduza alimentos para comer com a mão, tais como palitos de cenoura ou pepino e pedaços de banana, para o seu bebé agarrar e mastigar; certifique-se apenas que os pedaços têm o tamanho ideal para ele segurar.

 

Os 8 meses e o desenvolvimento da fala

Embora o seu bebé ainda não fale aos oito meses, irá começar a reconhecer o próprio nome e poderá voltar-se quando é chamado. O seu palrar aleatório irá assemelhar-se mais a palavras e o seu bebé irá repetir sons que já domina.

Balbuciar, rir, guinchar ou gritar são todas formas através das quais o seu bebé recorre para exprimir as suas opiniões e sentimentos. Nesta idade, também será capaz de entender o significado da palavra "não", mas se obedece ou não, já é outro assunto! Seguramente, também não se irá lembrar de quaisquer regras durante algum tempo, por isso nunca o deixe sem vigilância se existirem perigos por perto.

Apresentar uma alimentação inicial saudável ao seu bebé, dar-lhe-á um grande começo de vida. Descubra como uma alimentação variada no desmame ajuda o seu bebé a desenvolver o início de uma alimentação saudável.

Artigos Relacionados

  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • 7º Mês

    O seu bebé poderá estar pronto para experimentar novos alimentos. Descubra o que esta segunda etapa da diversificação alimentar significa para si e pa…
    Ler mais
  • 9º Mês

    O seu bebé deverá comer uma grande variedade de alimentos nesta fase para obter todos os nutrientes necessários. Saiba como dar ao seu bebé uma alimen…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas