Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

9º Mês

Bebé aos 9 Meses

O seu bebé deverá comer uma grande variedade de alimentos nesta fase para obter todos os nutrientes necessários. Saiba como dar ao seu bebé uma alimentação equilibrada aos nove meses. 

 

9º Mês: O desenvolvimento do seu bebé

O seu bebé já poderá estar a desfrutar de uma maior variedade de alimentos, com diferentes sabores e texturas. À medida que come mais alimentos, a necessidade de leite diminui naturalmente e poderá saltar uma ou outra amamentação.

 

A importância de uma alimentação equilibrada

O seu bebé depende cada vez mais dos alimentos que ingere para receber todos os nutrientes de que necessita para um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Deste modo, é essencial que lhe proporcione uma alimentação equilibrada, rica em Vitaminas, minerais e Ácidos Gordos essenciais. 

  

Alguns dos principais nutrientes que o seu bebé precisa aos 9 meses

  • Ferro:É um mineral essencial para o fornecimento de energia, imunidade e produção de glóbulos vermelhos. As reservas naturais de Ferro do seu bebé irão, lentamente, começar a esgotar a partir dos seis meses. Carne vermelha, vegetais de folha verde escura e alperces secos são boas fontes.
  • Ómega-3: Estes Ácidos Gordos essenciais LCPUFA'S (polinsaturados de cadeia longa) ajudam no desenvolvimento do cérebro e da visão. Boas fontes incluem peixes gordos, como a sardinha e o salmão, produtos de soja, brócolos e óleo de linhaça.
  • Cálcio: Este mineral é essencial ao desenvolvimento e crescimento dos ossos e dos dentes do seu bebé. Boas fontes incluem produtos lácteos, como iogurte e queijo.
  • Vitamina D: Esta Vitamina ajuda o seu corpo a absorver cálcio, contribuindo para o normal desenvolvimento e crescimento dos ossos seu bebé. Poderá obter as suas reservas de Vitamina D através da exposição ao sol; apesar disso, a carência é bastante comum em crianças pequenas. Boas fontes de alimentos incluem peixes gordos, ovos e cereais enriquecidos.

A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a garantir que o seu bebé está a receber o equilíbrio de nutrição correto na sua alimentação.

 

Os primeiros movimentos do bebé aos 9 meses

Aos oito meses, a parte do cérebro do seu bebé que controla as capacidades de motricidade (ou movimentos), poderá estar suficientemente desenvolvida para lhe permitir controlar a parte superior do corpo. Agora é a vez da parte inferior do corpo, incluindo mãos, pernas e pés. Isto significa que poderá começar a ficar móvel, quer seja a gatinhar, a arrastar o traseiro pelo chão, ou transitar da fase de ficar de pé para a fase de andar. Por favor, lembre-se, cada bebé é diferente. O seu bebé irá aprender a movimentar-se à sua própria maneira.

Seja qual o modo escolhido para se movimentar, irá precisar de muito espaço para explorar. Este é o momento ideal para começar a pôr a sua casa à prova de bebés, para proteger o seu bebé e os seus objetos frágeis.

À medida que o seu bebé controla melhor os músculos das pernas, deverá ser capaz de aguentar mais peso sobre as pernas, além de possivelmente gostar de balouçar para cima e para baixo, no seu colo ou num balouço. 

Uma alimentação rica em nutrientes agora, poderá influenciar a saúde e o desenvolvimento do seu bebé até à idade adulta. Descubra mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

Artigos Relacionados

  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • 7º Mês

    O seu bebé poderá estar pronto para experimentar novos alimentos. Descubra o que esta segunda etapa da diversificação alimentar significa para si e pa…
    Ler mais
  • 8º Mês

    Este mês, descubra como poderá introduzir alimentos mais espessos e com pedaços na alimentação do seu bebé.
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas