Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
14 Maio, 2021

Vamos falar do peso do seu bebé?

O saudável crescimento de um bebé é uma das principais preocupações de pais e cuidadores, e ainda mais no primeiro ano de vida. Há indicações gerais e sinais a que pode estar atento, mas nestas matérias é sempre imprescindível a orientação médica, nomeadamente por tudo o que a nutrição pode fazer pela saúde dos nossos bebés.

 

Cada caso é um caso

Uma das primeiras ideias a reter é a de que não existe um peso ideal, aplicável a todos os bebés. Existem tabelas e recomendações (percentis e curvas de crescimento) e alguns valores teóricos relativamente ao ganho de peso no primeiro ano de vida, mas cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, e vai ganhando um historial clínico próprio, pelo que não é indicado comparar crianças.

 

Como olhar para os percentis?

Os percentis representam gráficos que ajudam os profissionais de saúde a avaliar o desenvolvimento do bebé, contudo a informação dos percentis não é só por si indicativa de maior ou menor saúde do bebé.

Este tipo de instrumento é considerado fundamental pela Direção-Geral da Saúde para seguir o estado nutricional e o crescimento de crianças e adolescentes. As curvas de crescimento ou de percentis constam do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, onde são registados os dados mais importantes da saúde da criança e jovem.

As linhas de percentil variam entre o 5 e o 95, sendo que o 50 representa a média.

No parâmetro de peso, há crianças que se desenvolvem abaixo do mínimo, pelo que são mais leves[CM1], e outras que se desenvolvem acima, pelo que são mais robustas. Os bebés podem ter percentis baixos e serem robustos, basta que também sejam pequenos (percentil baixo de comprimento).

Uma das ideias mais comuns entre os pais e cuidadores é ficarem alerta por acharem que o bebé está num percentil baixo, como se tal fosse sinal de risco para a saúde. Na verdade, apenas para percentis acima do 97 ou abaixo do 3 há maior probabilidade (e não certeza) de doença. Mas mesmo nesses casos, só ao médico cabe fazer uma avaliação ou qualquer ajuste.

Na avaliação global do bebé, o parâmetro da altura é tão importante como o do peso e devem ser lidos naturalmente em conjunto.

 

Como são estabelecidas as curvas?

Através da união de critérios:

  1. Peso


  2. Estatura

  3. Perímetro cefálico

  4. Índice de Massa Corporal (que relaciona a altura com o peso)

Cada uma resulta da união de pontos que correspondem aos valores médios de medições rigorosas de milhares de crianças, em várias idades, no âmbito de estudos científicos.


Um percentil é cada uma das 100 partes iguais de um conjunto estatístico ordenado, esclarece o dicionário. Ter esta noção em mente ajuda a perceber a forma correta de ler uma curva de crescimento.

Assim, se o pediatra indicar que o seu filho está na curva 25 da altura, por exemplo, tal significa que, em 100 crianças saudáveis com a idade e sexo do seu filho, 75 serão mais altas e 24 serão mais baixas do que ele.

Fale sempre com o seu profissional de saúde caso tenha dúvidas sobre esta ou outras questões.

 

Referências:

https://www.who.int/toolkits/child-growth-standards
https://www.who.int/tools/child-growth-standards/standards/weight-for-age
https://www.who.int/childgrowth/faqs/what_to_do/en/
https://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i007811.pdf
https://www.spp.pt/UserFiles/file/EVIDENCIAS%20EM%20PEDIATRIA/DGS_0 10_2013-05.2013.pdf

Artigos Relacionados

  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • 1ª Semana

    Este é um momento fantástico e deveras emotivo. Leia os nossos conselhos sobre como cuidar de si e do seu recém-nascido.
    Ler mais
  • 2ª Semana

    O seu bebé tem apenas duas semanas de idade, mas já começam a ocorrer mudanças. Descubra quais são as metas importantes que o seu bebé poderá alcançar…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas