Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

2ª Semana

O seu bebé tem apenas duas semanas de idade, mas já começam a ocorrer mudanças.
Descubra quais são as metas importantes que o seu bebé poderá alcançar esta semana.
 
Por esta altura, você e o seu bebé poderão estar a entrar no ritmo da amamentação. Aliás, poderá sentir que é a única coisa que faz.
Recorde-se dos benefícios e descubra se o seu bebé está a ingerir leite suficiente.

 

2ª Semana: os benefícios da amamentação

Os profissionais de saúde recomendam dar somente leite materno ao bebé, nas primeiras 26 semanas de vida. Além de proporcionar ao seu bebé a imunidade contra diversas doenças comuns, o leite materno contém o complexo de nutrientes ideal para o seu bebé, na forma mais fácil de digerir. Fornece todas as Vitaminas, Ácidos Gordos e minerais essenciais que o seu bebé necessita, além do perfeito equilíbrio de proteínas, gorduras e hidratos de carbono. 

O aleitamento materno oferece benefícios comprovados para a saúde da mãe e do bebé. Os bebés alimentados com leite materno sofrem menos infeções dos ouvidos e respiratórias, menos diarreia e obstipação, sendo também menos propensos à obesidade ou ao desenvolvimento da diabetes tipo 2, numa fase posterior da vida. Para as mães, os benefícios incluem menor risco de cancro da mama e dos ovários, além da oportunidade de queimar cerca de 500 calorias adicionais por dia, de forma natural. Leia mais sobre os benefícios da amamentação. 

É importante ter uma alimentação saudável e equilibrada, para garantir que mantém os seus níveis de energia e que fornece os melhores nutrientes ao seu bebé, através do leite materno. Sabia que também poderá estar a influenciar as preferências alimentares do seu bebé? Evidências científicas sugerem que aquilo que come influencia o sabor do seu leite materno, dando-lhe a ‘provar' diversos alimentos antes da diversificação alimentar. Comece da melhor forma, ao utilizar a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento para a guiar nas suas escolhas alimentares.

 

Preocupa-a que o seu bebé não esteja a ingerir leite suficiente?

Nesta etapa inicial, é importante amamentar "a pedido" ou quando o seu bebé aparenta estar com fome. A maioria dos bebés recém-nascidos mama de duas em duas horas, pelo que lhe pode parecer que está constantemente a amamentar. Esta frequência irá diminuir brevemente, à medida que o bebé ganha peso e o estômago cresce.

Sinais de que o seu bebé está a ingerir a quantidade de leite adequada
  • Está a ganhar peso a um ritmo regular, após as primeiras duas semanas
  • As fraldas ficam frequentemente molhadas ou sujas
  • Aparenta ficar saciado após a amamentação
  • Os seus mamilos não estão doridos - ter os mamilos doridos pode significar que o seu bebé não está a mamar corretamente

Fazer uma alimentação equilibrada e garantir que está a beber bastantes líquidos, irá ajudar à sua produção do leite materno. Descubra quais os alimentos a ingerir durante a amamentação. Se tem dúvidas acerca da amamentação do seu bebé, fale com o seu obstetra ou profissional de saúde. Se os seus mamilos estão muito doridos, peça para verificarem a maneira como o seu bebé está a mamar.

Para mais conselhos, leia os nossos passos para uma amamentação bem-sucedida.

 

2ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

O seu bebé é capaz de ver até a uma distância entre 20 a 30 cm nas primeiras semanas; apenas o suficiente para conseguir ver o seu rosto quando está a amamentar. Com duas semanas de idade, a maioria dos bebés irá reconhecer os seus pais. Sorrir e falar com o seu bebé é uma excelente forma de criar laços e de o ajudar na perceção do seu mundo. 

 

Cólicas

Se o seu bebé chora constantemente e parece extremamente agitado, especialmente ao final da tarde/início da noite, mesmo após ter mamado e arrotado, poderá aparentar ter cólicas. As cólicas podem causar desconforto ao bebé e consequentemente aos pais, no entanto são normais e afetam cerca de 20% dos bebés. Normalmente, as cólicas desaparecem à medida que o seu bebé cresce. Deverá consultar o seu médico ou profissional de saúde, que a vai ajudar a certificar-se sobre o que o seu bebé está a sentir e lhe irá recomendar a melhor forma de aliviar os sintomas.  

A qualidade da nutrição que o seu bebé recebe nesta fase inicial da vida pode influenciar a sua saúde a longo prazo.

Descubra como a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida a pode ajudar na alimentação e no desenvolvimento do seu bebé, agora e no futuro.

Artigos Relacionados

  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • 1ª Semana

    Este é um momento fantástico e deveras emotivo. Leia os nossos conselhos sobre como cuidar de si e do seu recém-nascido.
    Ler mais
  • 3ª Semana

    As noites mal dormidas estão a afetá-la? Leia as nossas dicas sobre como lidar com a falta de sono e saiba como os sentidos do seu bebé estão a evolui…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas