Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

1ª Semana

Este é um momento fantástico e deveras emotivo.
Leia os nossos conselhos sobre como cuidar de si e do seu recém-nascido.
Cuidar de um recém-nascido durante as primeiras semanas pode parecer difícil. Leia os nossos conselhos sobre o que esperar nesses primeiros dias tão preciosos. 

 

1ª Semana: Uma montanha-russa emocional

Conseguiu! Durante nove longos meses, o seu corpo fez algo incrível, criando um maravilhoso novo ser humano.

 A primeira semana é, muitas vezes, um turbilhão de emoções e poderá ser um pouco confusa, à medida que se adapta às exigências de cuidar de um recém-nascido. Poderá estar cansada, dorida e emotiva, assim como extasiada e a transbordar de alegria. Também poderá achar que não está a sentir o intenso "laço de ligação" tão depressa quanto esperava. Tudo isto é perfeitamente normal. Fale com o seu companheiro, ou obstetra, sobre os seus sentimentos e peça ajuda quando necessitar. 

Se este é o seu primeiro bebé, as tarefas aparentemente simples, tais como mudar a fralda ou dar-lhe banho, podem parecer assustadoras. Mas não se preocupe, dentro de alguns dias estará a enfrentar estes desafios com confiança.

Lembre-se, nestas primeiras semanas, a sua função é alimentar e cuidar do seu bebé. Descanse o máximo que puder, alimente-se bem e deixe que outras pessoas tratem de outras tarefas como por exemplo ir às compras e de cozinhar. 

 

Nos primeiros dias e semanas:

  • Fale com o seu obstetra sobre como se está a sentir e sobre quaisquer preocupações que tenha;
  • Peça ao seu companheiro, família e amigos para realizarem as tarefas domésticas, cozinhar e a ajudar a cuidar das outras crianças; 
  • Faça refeições saudáveise equilibradas, para a ajudarem a recuperar e a produzir leite materno;
  • Limite as visitas, para que possa ter bastante tempo para descansar e desfrutar da ligação com o seu bebé;

 

Amamentação

O leite materno contém todos os nutrientes essenciais que o seu bebé necessita, para o desenvolvimento do cérebro, ossos, músculos, órgãos, sistema imunitário e metabolismo. O primeiro alimento que irá produzir para o seu bebé chama-se colostro. Este líquido amarelo e denso é uma verdadeira fonte de nutrição e de anticorpos, que ajudam a proteger o seu bebé das doenças. O colostro proporciona o fornecimento de proteínas, Vitaminas e os essenciais Ácidos Gordos polinsaturados de cadeia longa (LCPUFA'S), numa forma extremamente concentrada. É ainda mais fácil de digerir pelo imaturo sistema digestivo do bebé do que o leite materno. O colostro tem um ligeiro efeito laxante, o que estimula o bebé a expelir o mecónio, os resíduos de cor preta e esverdeada, o que vai constituir o seu primeiro movimento intestinal. 

Embora tenha menos calorias que o leite materno maduro, o colostro é tão rico em nutrientes, que os bebés apenas necessitam de pequenas quantidades de cada vez. Após alguns dias, poderá sentir que os seus seios "enchem", à medida que o seu leite amadurece e se torna mais abundante.  

Ao início, algumas mulheres têm dificuldades na amamentação, no entanto, não desista, pois existem formas de superar as dificuldades que algumas mães experienciam. O seu obstetra ou profissional de saúde assistente pode ajudá-la a certificar-se de que o seu bebé está a mamar corretamente. Para mais conselhos, leia os nossos passos para uma amamentação bem-sucedida.

 

1ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Pode parecer que o seu bebé pouco mais faz do que comer e dormir nas primeiras semanas. Os seus movimentos são frequentemente irregulares e descoordenados, dado que está a aprender a controlar os músculos, sendo o choro o seu único meio de comunicação. À medida que se adapta ao mundo exterior, a sua respiração poderá por vezes parecer estranha, possivelmente ruidosa e sem um ritmo regular. Como foi uma mãe apenas recentemente é normal sentir-se apreensiva. Porém, uma conversa com o seu profissional de saúde irá geralmente dissipar quaisquer preocupações.  

A maioria dos recém-nascidos mama a cada duas ou três horas. Contudo, a maioria dos bebés perde uma pequena percentagem do seu peso corporal nos primeiros dias de vida. O seu profissional de saúde irá controlar o peso do seu bebé, e assim que o seu leite suba, o peso do bebé deverá começar a aumentar novamente. A maioria dos bebés regressa ao seu peso inicial do nascimento por volta das duas semanas de idade.

 

Elabore o perfil do seu bebé

Insira o nome e data de nascimento do seu bebé no seu painel do perfil e comece a criar um registo de vida, juntos.

Artigos Relacionados

  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • 2ª Semana

    O seu bebé tem apenas duas semanas de idade, mas já começam a ocorrer mudanças. Descubra quais são as metas importantes que o seu bebé poderá alcançar…
    Ler mais
  • 3ª Semana

    As noites mal dormidas estão a afetá-la? Leia as nossas dicas sobre como lidar com a falta de sono e saiba como os sentidos do seu bebé estão a evolui…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas