Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Segundo trimestre de gravidez

Os órgãos e o sistema imunitário do seu bebé estão a desenvolver-se rapidamente, durante o segundo trimestre de gravidez. Saiba como pode influenciar a maneira como se formam e apoiar a saúde futura do seu bebé.

 

Segundo trimestre de gravidez: um período de rápido desenvolvimento

Tal como o seu corpo se está a ajustar às mudanças físicas e hormonais próprias da gravidez, o seu bebé encontra-se num período de rápido crescimento.

O cérebro do seu bebé desenvolve-se rapidamente durante o segundo trimestre de gravidez, tal como os seus sentidos, podendo, por volta das 20 semanas, responder a ruídos. Neste trimestre, começará a sentir o seu bebé a mover-se. Embora inicialmente possa sentir algo parecido com uma indigestão, por volta do final do segundo trimestre de gravidez, será provavelmente capaz de identificar alguns pontapés firmes.

O fígado, os rins, o pâncreas e o coração estão também a desenvolver a sua capacidade de funcionamento. A maneira como se desenvolvem agora determina como lidarão, mais tarde, com desafios nutricionais e de saúde. 

 

A importância da nutrição na formação do bebé durante o segundo trimestre de gravidez

Desde a conceção até à primeira infância, as células do seu bebé são muito sensíveis aos nutrientes que recebem. Todos nós começamos a vida como uma célula individual que contém o nosso ADN único, célula esta que se divide em milhões de novas células. Estas novas células formam órgãos e contêm o mesmo ADN, mas comportam-se de maneira diferente devido ao "processo epigenético".

Os processos epigenéticos enviam sinais químicos ao ADN dentro de uma célula para que esta se comporte diferentemente. O resultado é que os órgãos em desenvolvimento comportam-se, em seguida, de maneira diferente. Se os órgãos receberem influências positivas tornam-se mais capazes de se adaptarem a desafios mais tarde na vida, por exemplo, quando confrontados com uma alimentação rica em gorduras.

Fornecer o equilíbrio certo de nutrientes enquanto os órgãos do seu bebé se estão a formar, ajuda-os a desenvolver-se de forma saudável, podendo também afetar a forma como funcionam na vida adulta. Este é o princípio básico da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida

Os principais nutrientes para este estádio de desenvolvimento dos órgãos incluem: 
  • Ácido Fólico
  • Ácidos Gordos Ómega 3
  • Vitamina D
  • Ferro

Os peixes gordos, a carne vermelha e os vegetais de folhas verdes são boas fontes destes nutrientes. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento ajudá-la-á a calcular se está a obtê-los em quantidades suficientes através da sua alimentação.

 

Construir um sistema imunitário robusto

O sistema imunitário do seu bebé também se desenvolve rapidamente durante o segundo trimestre de gravidez.

Entre o 4º e 5º meses de gravidez, a medula óssea do seu bebé começa a produzir células imunitárias. Enquanto isso, a glândula timo, que regula o sistema imunitário, vai crescendo e prepara-se para funcionar. Situada na base da garganta, o seu principal papel consiste em criar "Células T", glóbulos brancos que combatem bactérias e vírus. Também produz hormonas que promovem o crescimento e desenvolvimento sexual, além de ajudar os rins e o sistema nervoso central.

Uma alimentação bem equilibrada na gravidez ajuda a glândula timo à medida que esta cresce. Proporcionar ótimas condições para o timo durante o segundo trimestre de gravidez poderá ter um efeito positivo sobre a forma como o sistema imunitário do seu bebé funciona agora e no futuro.

Certifique-se de que está a consumir uma grande variedade de nutrientes que ajudam o sistema imunitário utilizando a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Evitar uma nutrição excessiva ao longo da gravidez

Algumas condições clínicas podem levar o bebé a receber níveis desnecessariamente elevados de determinados nutrientes. Por exemplo, demasiada glicose poderá fazer com que os órgãos do seu bebé cresçam demasiado rápido e não funcionem tão bem quanto deveriam. Também pode originar um peso mais elevado à nascença, devido ao aumento da gordura corporal.

Fale com o seu médico ou o seu obstetra sobre os níveis de nutrientes, pois poderão aconselhá-la sobre qualquer mudança específica que deva fazer a nível da alimentação ao longo de toda a gravidez, e mais especificamente em cada trimestre.

Artigos Relacionados

  • 13ª Semana de Gravidez

    Na 13ª semana, o seu peito começa a mudar para se preparar para a amamentação. Simultaneamente, o seu bebé continua a desenvolver-se: saiba como pode …
    Ler mais
  • 14ª Semana de Gravidez

    Agora que já entrou no segundo trimestre, deverá ter mais energia para fazer exercício novamente. Saiba como adaptar a sua rotina de atividade física …
    Ler mais
  • 15ª Semana de Gravidez

    Ao avançar pelo segundo trimestre, poderá achar que está a sentir alguns sintomas inesperados da gravidez, desde um aumento da salivação, às falhas de…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas