Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

15ª Semana de Gravidez

Ao avançar pelo segundo trimestre, poderá achar que está a sentir alguns sintomas inesperados da gravidez, desde um aumento da salivação, às falhas de memória.

 

15ª Semana de Gravidez: as mudanças no seu corpo

As hormonas da gravidez e as mudanças físicas que está a atravessar podem provocar alguns sintomas inesperados, à medida que avança pelo segundo trimestre. 

Poderá achar que tem mais muco nasal, mais saliva ou se sente mais transpirada do que o habitual. Tudo isso é resultado do aumento de volume de líquidos no seu corpo. As hemorragias nasais são outro efeito colateral comum, dado que os vasos capilares no nariz aumentam. No entanto, aconselhe-se com o seu Profissional de Saúde, caso se tornem frequentes ou prolongadas, ou se tiver dúvidas ou preocupações.

Durante a gravidez, o seu sistema imunitário é naturalmente diminuído, deixando-a mais vulnerável a gripes e infeções. Dado que muitos medicamentos não são seguros para a gravidez, se ficar doente, aconselhe-se com o seu médico ou obstetra sobre o que pode tomar.

Sente-se esquecida? Se pensa que a sua memória não está tão boa como de costume e que a sua capacidade de concentração é menor, não é a única. A falta de memória é frequentemente apontada por mulheres grávidas, mas apesar das extensas pesquisas, não se sabe ao certo o porquê de tal acontecer. 

 

O desenvolvimento do seu bebé às 15 semanas de gravidez

Na 15ª semana, o seu bebé mede aproximadamente 12 cm de comprimento, do topo da cabeça aos pés.

Todas as articulações do seu bebé são agora móveis. Os ossos continuam a endurecer, e as pernas são agora mais compridas do que os braços. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a garantir que está a ingerir Cálcio e vitamina D suficientes na sua alimentação, para desenvolver ossos fortes e saudáveis.

Nesta fase, a pele do seu bebé ainda é muito fina e suficientemente transparente para se verem os vasos sanguíneos através dela, mas também começa a aparecer uma penugem ténue chamada lanugo.

As orelhas do seu bebé estão quase na sua posição final, embora ainda estejam numa posição ligeiramente baixa na cabeça. A sua língua começa a desenvolver papilas gustativas e os músculos faciais ganham forma, sendo capazes de mostrar diferentes expressões faciais.

Para ajudar a desenvolver os pulmões, o seu bebé inspira e expira continuamente líquido amniótico. Continuará a receber de si todo o oxigénio de que necessita, através do seu próprio fornecimento de sangue.

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

Artigos Relacionados

  • Segundo trimestre de gravidez

    Os órgãos e o sistema imunitário do seu bebé estão a desenvolver-se rapidamente, durante o segundo trimestre de gravidez. Saiba como pode influenciar …
    Ler mais
  • 13ª Semana de Gravidez

    Na 13ª semana, o seu peito começa a mudar para se preparar para a amamentação. Simultaneamente, o seu bebé continua a desenvolver-se: saiba como pode …
    Ler mais
  • 14ª Semana de Gravidez

    Agora que já entrou no segundo trimestre, deverá ter mais energia para fazer exercício novamente. Saiba como adaptar a sua rotina de atividade física …
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas
Multisnet