Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

14ª Semana de Gravidez

Agora que já entrou no segundo trimestre, deverá ter mais energia para fazer exercício novamente. Saiba como adaptar a sua rotina de atividade física para a gravidez e leia os nossos conselhos sobre como evitar a azia.

 

14ª Semana de Gravidez: bem-vinda ao segundo trimestre!

Ao entrar no segundo trimestre, as suas hormonas estabilizam e poderá notar um aumento de energia. Estas hormonas também poderão ter alguns efeitos desejáveis que estão agora a ficar mais óbvios. O seu cabelo poderá parecer mais grosso e brilhante, e é provável que as suas unhas cresçam mais fortes e mais rápido.

Os enjoos matinais geralmente desaparecem por esta altura, sendo mais fácil comer uma maior variedade de alimentos nutritivos e fazer exercício novamente.

 

Adapte a sua rotina de atividade física à gravidez

É provável que tenha de adaptar a sua rotina habitual de exercício físico durante a gravidez. Se praticava atividades de alto impacto antes da gravidez, tais como corrida ou aulas de fitness, consulte o seu obstetra para ter a certeza que estas ainda são seguras. 

Também o deve informar se pensa praticar outro tipo de exercício físico durante a gravidez. Uma atividade recomendada para o seu segundo e terceiro trimestres é o ioga pré-natal. Ao contrário de uma aula normal de ioga, o ioga pré-natal foi especificamente pensado para ajudar o seu corpo a lidar com as exigências da gravidez, dando-lhe ferramentas que poderá usar durante o parto. Uma boa aula irá combinar posições que fortalecem a resistência e a flexibilidade, dado muita importância ao relaxamento e a técnicas de respiração.

Manter-se em forma durante a gravidez traz muitos benefícios. Poderá dar-lhe mais ânimo e energia e ajudá-la a dormir melhor. Ao manter o seu vigor e força muscular, estará fisicamente preparada para as exigências do parto, e poderá recuperar mais rapidamente após o nascimento. Fazer exercício poderá ser também benéfico para o seu bebé. Evidências científicas recentes comprovam que o exercício durante a gravidez reduz os batimentos do coração do bebé – um sinal de boa saúde cardíaca – e que este efeito positivo continua após o seu nascimento.

 

Quando a azia ataca às 14 semanas de gravidez

A azia é um efeito colateral desagradável, mas comum na gravidez. O elevado nível de progesterona provoca o relaxamento da válvula na parte superior do seu estômago, permitindo que os ácidos subam até ao esófago. Juntamente com a pressão do seu bebé em crescimento, isto poderá causar uma sensação de azia no peito.

Como minimizar a azia:

  • Beba líquidos entre as refeições em vez de os tomar ao mesmo tempo que os alimentos

  • Coma doses mais pequenas e mais facilmente digeríveis

  • Mastigue bem os alimentos

  • Evite alimentos condimentados, sumos de citrinos, café e chocolate

  • Durma com a cabeça e tronco ligeiramente erguidos

  • Jante mais cedo, dando ao seu corpo tempo para digerir a comida antes de dormir

 

O desenvolvimento do seu bebé às 14 semanas de gravidez

O seu bebé mede agora cerca de 9 cm, do topo da cabeça até à ponta do pé.  Os seus pulmões estão suficientemente desenvolvidos para efetuarem movimentos respiratórios, ainda que o seu fornecimento de oxigénio venha de si, através da placenta e do cordão umbilical. 

Nesta fase, o coração do seu bebé irá bombear vários litros de sangue pelo corpo todos os dias. Os seus outros órgãos já estão todos formados, bem como os membros, músculos, órgãos genitais e ossos.

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez, e nos primeiros anos de vida, afeta a sua saúde para sempre. Descubra sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida e dê ao seu bebé o melhor começo para um futuro mais saudável.

Artigos Relacionados

  • Segundo trimestre de gravidez

    Os órgãos e o sistema imunitário do seu bebé estão a desenvolver-se rapidamente, durante o segundo trimestre de gravidez. Saiba como pode influenciar …
    Ler mais
  • 13ª Semana de Gravidez

    Na 13ª semana, o seu peito começa a mudar para se preparar para a amamentação. Simultaneamente, o seu bebé continua a desenvolver-se: saiba como pode …
    Ler mais
  • 15ª Semana de Gravidez

    Ao avançar pelo segundo trimestre, poderá achar que está a sentir alguns sintomas inesperados da gravidez, desde um aumento da salivação, às falhas de…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas