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O que é a Vitamina C?

A Vitamina C protege as células do bebé, ajudando o seu sistema imunitário a mantê-la a si e ao seu bebé saudáveis. Descubra que alimentos são boas fontes deste nutriente.

 

Por que razão a Vitamina C é importante?

A Vitamina C, também conhecida por Ácido Ascórbico, é um antioxidante que protege as células, ajuda na cicatrização de feridas, repara os ossos e nos mantém, de um modo geral, saudáveis. Ajuda o sistema imunitário e também auxilia na absorção de Ferro, que é importante para a sua saúde e para o desenvolvimento do cérebro do seu bebé. A Vitamina C é especialmente importante durante a gravidez, pois ajuda a criar células fortes no seu bebé.

Uma carência de Vitamina C pode causar escorbuto. Os sintomas das pessoas que sofrem desta doença variam desde sentir-se fraco até, em casos extremos, à perda de dentes, febre e icterícia. 

O organismo não armazena a Vitamina C pelo que é importante inclui-la na sua alimentação diária ou na alimentação diária do seu filho. 

 

De que quantidade precisamos?

Descubra que quantidade de Vitamina C é necessária em cada estádio do desenvolvimento do seu filho nos primeiros anos de vida.

  

Na gravidez

Durante a gravidez, as suas necessidades diárias aumentam de 45 mg por dia para 55 mg por dia. A quantidade máxima de Vitamina C que deve consumir por dia é de 2 000 mg. Deverá ser capaz de obter uma dose suficiente de Vitamina C a partir de uma alimentação saudável. No final deste artigo apresentamos-lhe sugestões de alimentos que contêm Vitamina C.

O consumo superior a 1 000 mg por dia pode levar a perturbações do estômago, com sintomas que incluem dores estomacais, diarreia e flatulência. Se estiver a tomar um suplemento multivitamínico que contenha níveis elevados de Vitamina C e estiver também a ingerir alimentos ricos neste nutriente, deve falar com o seu profissional de saúde – este poderá aconselhá-la a reduzir a sua ingestão receitando-lhe um suplemento multivitamínico diferente. 

 

Doses recomendadas de Vitamina C durante a amamentação

O seu bebé depende do leite materno para obter Vitamina C, pelo que deve aumentar os seus níveis para ajudar ambos. A investigação sugere que um nível de 70 mg por dia é perfeito. Curiosamente, a investigação também demonstrou que consumir uma quantidade superior não influencia, de forma alguma, os níveis encontrados no leite materno, uma vez que o excesso é simplesmente eliminado através da urina. 

 

Do desmame à primeira infância 

Uma alimentação variada deve proporcionar  Vitamina C suficiente ao seu bebé, agora que este está a deixar de beber leite materno ou que está a começar a dar os primeiros passos, Vitamina C suficiente. Se estiver preocupada por este não comer muito, pode questionar o seu profissional de saúde sobre suplementos apropriados para a sua idade. Entre os 7 e 12 meses, necessitará de 30 mg por dia para um rápido crescimento das células. Esta quantidade diariamente recomendada de 30 mg por dia mantém-se entre 1 e 3 anos de idade. 

 

Quais as necessidades de ingestão de proteínas durante a amamentação? 

Que alimentos são boas fontes de Vitamina C?

A Vitamina C está presente em muitos legumes e fruta. Os citrinos são excelentes fontes. Os pimentos vermelho e verde, os morangos, as groselhas, os brócolos e as batatas fornecem também boas quantidades.

As quantidades de Vitamina C que você e o seu bebé precisam variam em diferentes estádios da vida, mas é essencial para a saúde a curto e longo prazo de ambos que ingira quantidades diárias suficientes. 

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