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Nutrição na gravidez

Uma alimentação saudável durante a gravidez permite-lhe ter um impacto positivo sobre a sua saúde e o desenvolvimento saudável do seu bebé. Descubra quais os nutrientes de que mais precisa.

 

Nutrição na gravidez para uma saúde ótima agora e no futuro

Ter uma alimentação equilibrada e variada é fundamental para a sua saúde e para a saúde futura do seu bebé. Uma boa nutrição é especialmente importante se estiver grávida ou se estiver a planear engravidar. Fazer escolhas alimentares saudáveis todos os dias ajudá-la-ão a manter-se saudável e proporcionará ao seu bebé aquilo de que precisa para crescer e desenvolver-se.

 

Programação Fetal

A sua alimentação tem impacto sobre os nutrientes que o seu bebé recebe de si no útero. Um bom aporte de nutrientes de boa qualidade ajudará a saúde e o desenvolvimento do seu bebé agora e no futuro. Este conceito é conhecido por "programação fetal". A programação fetal foi descoberta por cientistas alemães, em 1970, que observaram uma ligação entre a nutrição durante a gravidez e o comportamento de substâncias do tipo hormonas no organismo, nos órgãos em desenvolvimento do bebé.

 

Moldar a saúde do seu bebé agora e no futuro

Desde a conceção e durante a gravidez, a amamentação e a diversificação alimentar, você pode ter um efeito positivo sobre a saúde do seu bebé, agora e no futuro. Uma nutrição correta durante este período ajudará o seu bebé a crescer e desenvolver-se, enquanto define os alicerces para a sua saúde futura.

 

Nutrientes essenciais para diferentes fases de desenvolvimento

Durante a gravidez, os princípios básicos de uma alimentação saudável permanecem os mesmos – muitos legumes e fruta, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. No entanto, existem nutrientes que merecem uma atenção especial da sua parte. Precisa de mais proteínas, Cálcio e Ácido Fólico do que antes de engravidar, por exemplo. Clique nestes nutrientes essenciais para descobrir quais os benefícios para si e para o seu bebé.

  • Proteínas
  • Cálcio
  • Ferro
  • Zinco
  • Folato
  • Iodo
  • Ácidos Gordos Ómega 3
  • Vitamina D

 

A importância dos alimentos certos

Descubra que alimentos nutritivos deve comer durante o 1º, 2º e 3º trimestres da gravidez. Mas lembre-se que, embora a maioria dos alimentos sejam seguros para si e para o seu bebé, existem alguns alimentos que deve evitar ou cujo consumo deve limitar. Peça aconselhamento ao seu Profissional de Saúde.

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