Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

O que acontece depois do parto?

Se a hora do nascimento do bebé se aproxima, é natural que esteja ansiosa por conhecer todos os procedimentos e detalhes do pós-parto. Se não houver complicações, a sua estadia não deverá ser muito longa.

 

O que acontece no pós-parto?

Se tiver um parto vaginal simples, você e o seu bebé poderão estar em casa dentro de horas. No entanto, se tiver tido uma cesariana, pode esperar que os primeiros 3 a 5 dias do pós-parto decorram no hospital; este período pode ser superior se você ou o seu bebé estiverem adoentados. 

Com um parto natural e sem complicações, não terá que ficar muito tempo no hospital. Só precisará de urinar e de esperar pela observação pós-parto que o seu obstetra irá realizar. Este irá verificar:

  • A sua pressão arterial
  • A sua temperatura
  • A sua pulsação

O médico certificar-se-á também que o seu útero começou a encolher para recuperar o seu tamanho normal e que quaisquer cortes ou rasgões estão a sarar. 

Se tiver feito uma cesariana, a recuperação pós-parto poderá implicar passar três ou quatro noites no hospital após a cirurgia. Antes de ter alta, o seu obstetra irá verificar se você consegue:

  • Comer e beber sem ficar enjoada
  • Caminhar até à casa de banho
  • Urinar sem precisar de um cateter

 

No pós-parto ser-lhe-á também indicado que medicação deve tomar.

Nas primeiras horas pós-parto, um pediatra ou um obstetra especialmente formado irá realizar os exames habituais ao recém-nascido para verificar se o seu bebé é saudável.

 

O que acontece quando volto para casa?

Para garantir uma recuperação saudável no pós-parto, deve marcar uma consulta de acompanhamento no seu médico e num pediatra para a consulta das seis semanas. 

Após voltar para casa poderá demorar algum tempo até se sentir totalmente recuperada. Poderá sentir algumas dores pós-parto, uma vez que o seu útero irá contrair-se para voltar ao tamanho habitual. As dores devem desaparecer em poucos dias e demorará cerca de 6 semanas até o seu útero voltar ao tamanho normal.

Se tiver quaisquer preocupações no período pós-parto, fale com o seu médico ou obstetra.

Artigos Relacionados

  • Terceiro trimestre de gravidez

    O crescimento do seu bebé está a acelerar-se e os seus órgãos estão a amadurecer, durante o terceiro trimestre de gravidez. Descubra como a sua alimen…
    Ler mais
  • 25ª Semana de Gravidez

    Uma alimentação saudável irá ajudá-la a cumprir as recomendações relativas ao peso durante a gravidez. 
    Ler mais
  • 26ª Semana de Gravidez

    Este é um período de rápido crescimento para o seu bebé. Permanecer ativa com exercício físico adequado, irá ajudá-la a adaptar-se, à medida que a sua…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas