Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

26ª Semana de Gravidez

Este é um período de rápido crescimento para o seu bebé. Permanecer ativa com exercício físico adequado, irá ajudá-la a adaptar-se, à medida que a sua barriga cresce. Saiba como o exercício também pode reduzir o risco da diabetes gestacional. 

 

26ª Semana de Gravidez: mantenha-se ativa e faça exercício de forma adequada

Permanecer ativa durante a gravidez irá ajudá-la a adaptar-se à sua silhueta em mudança. Também lhe dará as forças e a resistência necessárias para o parto, além de facilitar o regresso à sua forma após o nascimento do bebé.

É importante exercitar-se com segurança e dentro dos limites do seu corpo. Estas orientações são especialmente relevantes durante a gravidez:

  • Ouça o seu corpo de forma a não ficar esgotada;
  • Ajuste as suas expetativas à medida que aumenta de volume - poderá não conseguir manter a rotina que tinha na pré-gravidez;
  • Praticar exercício físico de baixo impacto todos os dias pode ajudá-la a ficar ativa - caminhar é uma opção segura e prática;
  • A natação ou as aulas de hidroginástica podem ser boas para o seu corpo - a água suporta o seu peso, eliminando a tensão nas suas articulações
  • Evite exercício físico intenso durante o tempo quente
  • Ingira uma quantidade adequada de líquidos
  • Não se esqueça de informar os instrutores físicos de que está grávida

Se tem dúvidas acerca da segurança de um certo tipo de exercício fale com o seu médico ou obstetra.

 

A diabetes gestacional

A diabetes gestacional resulta da incapacidade que o seu corpo tem de produzir insulina suficiente durante a gravidez, para combater os elevados níveis de glicose no sangue.

Esta doença é mais comum durante o terceiro trimestre. O seu obstetra ou profissional de saúde deverá verificar a sua urina regularmente, durante toda a gravidez, para monitorizar a quantidade de glicose e recomendar-lhe-á a realização de mais análises, se necessário. 

Geralmente, a diabetes gestacional pode ser mantida sob controlo com uma alimentação saudável e exercício físico regular. Algumas futuras mães necessitam de medicação para controlar a doença que, na maioria dos casos, desaparece após o parto. Esclareça-se com o seu profissional de saúde, caso esteja preocupada.

 

O desenvolvimento do seu bebé às 26 semanas de gravidez

O seu bebé mede cerca de 36 cm de comprimento e pesa aproximadamente 700 g. 

Ao longo das próximas semanas, ele irá passar por um pico de crescimento significativo, pelo que deverá sentir fortes movimentos e pontapés frequentes.

É nesta semana que o seu bebé abre os olhos pela primeira vez. Nesta fase, a sua visão é muito enevoada e só consegue detetar diferentes tonalidades de brilho.

À medida que o seu coração fica mais forte e consegue fazer circular o sangue mais eficazmente, a sua frequência cardíaca diminui para uma média aproximada de 150 bpm.

Este pico de crescimento é suportado pela nutrição que dá ao seu bebé.

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

Artigos Relacionados

  • Terceiro trimestre de gravidez

    O crescimento do seu bebé está a acelerar-se e os seus órgãos estão a amadurecer, durante o terceiro trimestre de gravidez. Descubra como a sua alimen…
    Ler mais
  • 25ª Semana de Gravidez

    Uma alimentação saudável irá ajudá-la a cumprir as recomendações relativas ao peso durante a gravidez. 
    Ler mais
  • 27ª Semana de Gravidez

    Tem tido dificuldade em dormir? Descubra algumas formas naturais de melhorar isso.
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas