Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
05 Maio, 2021

Música para o seu bebé... e para si também!

A música pode ser sua cúmplice para conseguir que o seu bebé relaxe, adormeça e descanse plenamente e se desenvolva mais pleno e feliz. A ciência já nos ajuda a perceber que é factual o contributo da música para o desenvolvimento dos bebés, como para a vida plena de todas as pessoas. Perceba que tipo de som mais se adequa e partilhe a playlist com os mais pequenos.
 
As chamadas ‘canções de embalar’ são, por definição, músicas para os bebés adormecerem cantadas por pais ou cuidadores. Estas canções são consideradas uma das primeiras manifestações culturais com a qual o ser humano tem contacto, através de melodias e letras, e atravessam gerações, fazendo parte da rotina caseira de embalar os bebés na hora do sono.

 

Música e memória

A música está intimamente ligada à memória. No início das civilizações, os principais saberes de diferentes culturas eram passados de geração em geração através da tradição oral. E essa tradição oral dependia da memória. Antes das narrativas pudessem ser escritas, elas eram recitadas ou cantadas.

A importância da exposição à música, já documentada em inúmeros estudos científicos, propicia um melhor e mais adequado desenvolvimento neuronal do ser humano. A música não só cria memórias e evoca emoções, mas também condiciona o nosso comportamento e as nossas memórias futuras.

 

Crescer com música

Sabemos que o cérebro dos bebés tem a capacidade de responder à melodia muito antes que a comunicação possa ser estabelecida por meio de palavras.

A música, de alguma forma, ajuda os bebés a criar o primeiro vínculo social, que é com os pais. E isso será replicado nas suas relações sociais ao longo da vida e na própria relação com a música.

Quando se cresce com uma programação musical adequada, sempre que ouvimos uma melodia, várias regiões do cérebro são ativadas. Outros dos fenómenos que ocorrem no cérebro quando ouvimos música é que o nosso centro de prazer é ativado e liberta dopamina, um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade. Da mesma forma, diminui o cortisol, a chamada "hormona" do stress e da irritabilidade, o que pode também ajudar a acalmar o bebé.

 

Ritmos e melodias que ajudam ao crescimento

Entre os mais variados ritmos, seja para dançar, animar ou relaxar, o som estimula emoções, inclusive em bebés, exercendo um papel importante no seu desenvolvimento cognitivo e motor. O treino musical precoce auxilia as atividades percetivas dos bebés, fazendo com que eles processem os sons, tentem expressar-se melhor e desenvolvam a fala mais rápido e de forma correta.

Os especialistas realçam que é importante que a música não seja vista só para o prazer e o lúdico, mas sim como uma arte modificadora do cérebro, um órgão que tem plasticidade ao longo da vida. Um dos exemplos são as novas redes neurais que o cérebro cria quando aprende um instrumento musical, por exemplo. Daí que a música seja tão importante para melhorar também outras aprendizagens e um dos melhores estimulantes cognitivos.

Quando mais calma, ajuda a relaxar, e quando mais agitada, estimula a alegria. Há vários estudos que apontam para o facto de os bebés acalmarem mais ainda com a música do que com a fala.

Além do desenvolvimento neurológico e cognitivo, os padrões de sono, a coordenação motora, o desenvolvimento emocional e os laços afetivos ou o desenvolvimento social são múltiplos fatores em que a música apoia, comprovadamente, o crescimento dos bebés.

 

Uma sugestão

Ao longo do desenvolvimento do bebé é possível ir introduzindo músicas que se tornem motes para as horas de dormir, comer ou brincar, por exemplo. O dia a dia em sua casa pode-se tornar mais alegre e tranquilo, influenciando o bem- estar de toda a família.

Deixamos-lhe hoje uma sugestão, neste contexto. Uma playlist de músicas calmas e para embalar o sono do bebé, mas que os pais também gostem de ouvir, e que contribuam para o relaxamento de toda a família – escolhemos versões de músicas calmas e instrumentais conhecidas do grande público. Experimente e desfrute!

 

Referências:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-55038885
https://www.nationalgeographic.com/magazine/article/12-innovations- technology-revolutionize-future-medicine
https://www.medis.pt/mais-medis/gravidez-e-saude-infantil/terapia-inovadora-de-musica-para-bebes-prematuros/
https://blog-pt.kinedu.com/musica-para-bebe-entenda-os-beneficios-para-o-desenvolvimento/

Artigos Relacionados

  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • 1ª Semana

    Este é um momento fantástico e deveras emotivo. Leia os nossos conselhos sobre como cuidar de si e do seu recém-nascido.
    Ler mais
  • 2ª Semana

    O seu bebé tem apenas duas semanas de idade, mas já começam a ocorrer mudanças. Descubra quais são as metas importantes que o seu bebé poderá alcançar…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas