Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
22 Abril, 2021

8 Dicas para equilibrar o teletrabalho e o cuidado do seu bebé

Trabalhar em casa parece uma solução fácil até o cansaço do confinamento começar a acusar. E o nível de dificuldade do teletrabalho aumenta exponencialmente quando se encontra a trabalhar em casa com um bebé. Se se tem debatido com a produtividade enquanto trabalha em casa e toma conta do seu bebé ao mesmo tempo, conheça algumas dicas que poderão ajudar.

 

Trabalhar enquanto o bebé está a dormir

Um bebé requer bastante atenção, mas por outro lado encontra-se numa fase em que ainda dorme muitas horas. Se o seu bebé tem um horário de sono previsível, planeie a parte mais intensa do seu trabalho para as horas da sesta. Experimente também trabalhar antes do bebé acordar.

 

Delegar trabalho

Se tem o/a seu parceiro/a também em casa, em teletrabalho, partilhe as tarefas relacionadas com o bebé ao máximo. Façam turnos a alimentar ou a adormecer o bebé para que o outro possa ter algum tempo de trabalho descansado.
Ao dividirem o trabalho por turnos, torna-se mais fácil entrar no ritmo necessário para levar a cabo tarefas importantes no seu trabalho.

 

Faça listas de tarefas

Ao conhecer os padrões de sono do seu bebé, bem como os seus picos de energia, conseguirá planear melhor o seu dia. Faça uma lista de tarefas diária que sabe que precisará de cumprir e aponte a janela horária em que acredita que será possível dedicar -se a cada tarefa. Envolva também o/a seu parceiro/a nesta planificação tendo em conta o ponto anterior, ou seja, para que possam também atribuir os “turnos” a cada um no horário que acharem melhor.

 

Vista-se para o dia de trabalho

À primeira vista, pode parecer uma dica algo superficial, mas não se trata de estética ou de moda. Ao vestir-se como se fosse trabalhar, o seu cérebro receberá a informação que deverá preparar-se para trabalhar. Ao final do dia, faça o oposto: assim que “sair” do trabalho dispa as roupas profissionais e vista a sua roupa casual e confortável para estar em casa.

 

Tire proveito dos fins de semana

Ao fim de semana aproveite não só para descansar e passar tempo em família, mas também para preparar refeições, lanches e snacks em avanço para o resto da semana. Ao ter um pouco mais de trabalho com a preparação de comida num dia do fim de semana, poderá poupar muito tempo no resto da semana seguinte.

 

Seja realista e conheça os seus limites

Se precisa que o seu trabalho seja mais flexível, não se coíba de pedir ajuda. Estes são tempos atípicos para todos, mas também para quem tem bebés e crianças pequenas em casa, também em confinamento. Se sente que não consegue fazer tudo, é sinal de que precisa de ajuda e de aliviar a carga de trabalho. Peça apoio nas várias áreas da sua vida, lembre-se de que pedir ajuda é um sinal de força e coragem. Se tiver familiares ou amigos próximos, peça apoio nalgumas tarefas, e, se puder, contrate pequenos serviços (que dão grande alívio!). Não vale ficar com o trabalho todo para si, nem sentir culpa por isso: deve cuidar da sua saúde física e mental.

 

Tire tempo para si sempre que puder

Sabemos que poderá ser - no mínimo - desafiante tirar tempo só para si quando está a trabalhar em casa e a tomar conta de um bebé, mas é aqui precisamente que entra o nosso conselho de delegar tarefas em casa. Sempre que lhe for possível, arranje alguns minutos para tomar um banho mais demorado e relaxante, ver um episódio de uma série de que goste ou mesmo dar uma pequena caminhada pelo seu bairro. Manter um nível mínimo de atividade física (30 minutos dia) é essencial à sua saúde, e se esquecer o seu bem-estar é difícil ser um bom cuidador. Lembre-se: há alturas do dia em que nada consegue competir com um pouco de ar fresco.

Artigos Relacionados

  • 1ª Semana

    Este é um momento fantástico e deveras emotivo. Leia os nossos conselhos sobre como cuidar de si e do seu recém-nascido.
    Ler mais
  • 2ª Semana

    O seu bebé tem apenas duas semanas de idade, mas já começam a ocorrer mudanças. Descubra quais são as metas importantes que o seu bebé poderá alcançar…
    Ler mais
  • 3ª Semana

    As noites mal dormidas estão a afetá-la? Leia as nossas dicas sobre como lidar com a falta de sono e saiba como os sentidos do seu bebé estão a evolui…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas