Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

32ª Semana de Gravidez

Às 32 semanas o seu bebé já pode estar voltado de cabeça para baixo, o que é considerada a posição do trabalho de parto. Descubra o que esperar, ao aproximar-se da sua data prevista de parto.

 

32ª Semana de Gravidez: Alivie as dores

Poderá sentir os músculos do seu útero a contraírem de vez em quando. Muitas mulheres sentem estas contrações suaves e falsas, chamadas contrações de Braxton Hicks, à medida que se aproxima o dia do parto, especialmente se for o segundo bebé ou posterior. Estas também podem ocorrer com mais frequência se estiver desidratada, por isso lembre-se de beber bastante água ao longo do dia.

 

Aliviar a dor ciática

A dor ciática é outra queixa comum durante esta fase final da gravidez. É geralmente devida ao facto de o seu bebé estar deitado num ângulo diferente, comprimindo um nervo. Poderá sentir uma dor aguda na região lombar, na parte de trás da coxa, e que percorre a parte de trás da perna até ao pé. Experimente sentar-se de pernas cruzadas no chão, ou usar uma bola de fitness em vez de uma cadeira.

Se for doloroso sentar-se, use uma almofada para apoiar o fundo das costas ou simplesmente deite-se de lado. Isto permite um melhor fluxo sanguíneo, uma vez que a artéria principal que liga a parte inferior do corpo ao coração está localizada do lado direito da coluna. Deitar-se de lado em vez de ser de costas irá aliviar a pressão exercida pelo seu bebé. Também pode colocar uma bolsa quente ou fria para acalmar a dor nas costas. Além disso, dormir com uma almofada debaixo da barriga poderá ajudar a aliviar parte do desconforto.

Evidentemente, nesta fase da sua gravidez deve evitar levantar pesos ou usar saltos altos. Se a sua dor ciática se tornar demasiado dolorosa fale com o seu médico ou obstetra. Poderão sugerir-lhe que consulte um fisioterapeuta.

 

O desenvolvimento do seu bebé às 32 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora cerca de 42 cm de comprimento e pesa cerca de 1,6 kg. Nesta fase, três em cada quatro bebés já estarão virados de cabeça para baixo, e os restantes estarão prestes a fazê-lo. Se o seu bebé ainda estiver numa posição sentada não se preocupe. Normalmente, é uma posição temporária durante o terceiro trimestre.

Quando o seu bebé estiver acordado fará muitas das coisas que um recém-nascido faria. Irá tentar agarrar os pés e o cordão umbilical e chuchar no dedo. As pestanas, as sobrancelhas e o cabelo na cabeça do seu bebé são agora bem visíveis. Também irá fazer muitas expressões faciais. Por esta altura, já deverá estar ansiosa por ver como ele é. 

O seu bebé está a crescer rapidamente e os nutrientes que recebe durante a gravidez e nos seus três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, poderão influenciar a sua saúde para toda a vida. Descubra mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

Artigos Relacionados

  • Terceiro trimestre de gravidez

    O crescimento do seu bebé está a acelerar-se e os seus órgãos estão a amadurecer, durante o terceiro trimestre de gravidez. Descubra como a sua alimen…
    Ler mais
  • 25ª Semana de Gravidez

    Uma alimentação saudável irá ajudá-la a cumprir as recomendações relativas ao peso durante a gravidez. 
    Ler mais
  • 26ª Semana de Gravidez

    Este é um período de rápido crescimento para o seu bebé. Permanecer ativa com exercício físico adequado, irá ajudá-la a adaptar-se, à medida que a sua…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas