Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

31ª Semana de Gravidez

Pela 31ª semana, o seu bebé está a desenvolver-se a um ritmo acelerado e começa a ganhar peso. Não é então de estranhar que se sinta cansada e sem fôlego nesta fase. Saiba como cuidar bem de si.

 

31ª Semana de Gravidez: Descanse bastante

O seu bebé pode ainda encontrar-se numa posição ascendente, o que lhe poderá causar falta de ar, uma vez que o útero está a pressionar o diafragma. Se estiver preocupada, fale com o seu médico ou obstetra.

O seu bebé poderá não descer para a zona pélvica até atingir as 36 semanas e para algumas mães, tal poderá acontecer apenas no início do trabalho de parto. Entretanto, tente descansar o máximo possível. Exercícios físicos ligeiros, tais como caminhar e nadar podem ajudá-la a descontrair e a dormir melhor, mas pare caso se sinta cansada.

 

Anemia por carência de Ferro

Embora ficar sem fôlego seja comum nesta fase, a falta de ar também pode ser um sinal de anemia por carência de Ferro. Isto acontece porque há muito mais líquido no sangue, o que diminui a concentração glóbulos vermelhos.

Alimentos ricos em Ferro incluem carnes vermelhas, tais como a carne de vaca, de borrego e de porco. Outras fontes incluem alperces secos, ovos, cereais integrais/cereais enriquecidos e vegetais de folhas verdes, como a couve. Se estiver preocupada por se sentir sempre cansada ou exausta, fale com o seu médico ou profissional de saúde.

 

O desenvolvimento do seu bebé às 31 semanas de gravidez

O seu bebé tem cerca de 41 cm de comprimento e pesa agora aproximadamente 1,45 kg. O lanugo, ou penugem fina, que revestiu o seu corpo para o manter quente, começará a desaparecer, dado que a camada adiposa que acumulou lhe dará isolamento suficiente.

A sua memória também está a desenvolver-se. Um pequeno estudo demonstrou que os bebés que ouviram uma determinada música ainda no ventre pareciam reagir à mesma após o nascimento.

Saiba mais sobre a ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.  

Artigos Relacionados

  • Terceiro trimestre de gravidez

    O crescimento do seu bebé está a acelerar-se e os seus órgãos estão a amadurecer, durante o terceiro trimestre de gravidez. Descubra como a sua alimen…
    Ler mais
  • 25ª Semana de Gravidez

    Uma alimentação saudável irá ajudá-la a cumprir as recomendações relativas ao peso durante a gravidez. 
    Ler mais
  • 26ª Semana de Gravidez

    Este é um período de rápido crescimento para o seu bebé. Permanecer ativa com exercício físico adequado, irá ajudá-la a adaptar-se, à medida que a sua…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas