Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

23ª Semana de Gravidez

O Cálcio é um mineral essencial ao desenvolvimento dos ossos e dentes do seu bebé. Saiba como incluir as quantidades adequadas na sua alimentação diária. 

 

23ª Semana de Gravidez: está a ingerir cálcio suficiente?

O Cálcio é necessário para a constituição dos ossos e dentes do seu bebé. É também essencial para o seu próprio sistema muscular, circulatório e nervoso. Como tal, necessita garantir que ingere a quantidade suficiente de Cálcio, para ambos, durante a gravidez.

Estudos científicos demonstram que casos extremos de carência de Cálcio durante a gravidez, podem potenciar o desenvolvimento de osteoporose numa fase posterior da vida. Esta situação ocorre pois o organismo do bebé, pode começar a utilizar, nestes casos, as reservas de Cálcio da mãe.

Mas não se preocupe! As boas notícias são que as mulheres grávidas absorvem Cálcio mais facilmente do que as mulheres que não estão grávidas, o que lhes confere uma proteção natural contra a perda de massa óssea. 

Os produtos lácteos são a melhor fonte de Cálcio, sendo também benéficas as fontes não lácteas. Queijos não pasteurizados e de pasta mole não devem ser consumidos durante a gravidez. Informe-se junto do seu médico sobre quais os alimentos a evitar.
A sua alimentação deve incluir duas a três porções de alimentos lácteos por dia. Nas boas fontes incluem-se: 

  • Leite, queijo e iogurte magros (as versões com menos gorduras, contêm a mesma quantidade de Cálcio e menos calorias)
  • Requeijão e queijo-creme

  

O desenvolvimento do seu bebé às 23 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora cerca de 29 cm de comprimento, da cabeça aos pés.

Continua a treinar os seus órgãos em desenvolvimento ao deglutir líquido amniótico. Entretanto, os músculos das mãos, já bem desenvolvidos, são capazes de agarrar o cordão umbilical.

A pele está a ficar mais espessa e as glândulas sudoríparas e sebáceas do seu bebé começam a funcionar. Ainda que a gordura esteja a começar a acumular-se no corpo do seu bebé, a sua pele ainda está solta, aparentando estar enrugada. 

À medida que o seu bebé cresce e se fortalece, irá começar a notar pontapés e movimentos mais definidos. Os soluços podem ocorrer com frequência: poderá senti-los como pequenos impulsos ritmados na sua barriga. 

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

Artigos Relacionados

  • Segundo trimestre de gravidez

    Os órgãos e o sistema imunitário do seu bebé estão a desenvolver-se rapidamente, durante o segundo trimestre de gravidez. Saiba como pode influenciar …
    Ler mais
  • 13ª Semana de Gravidez

    Na 13ª semana, o seu peito começa a mudar para se preparar para a amamentação. Simultaneamente, o seu bebé continua a desenvolver-se: saiba como pode …
    Ler mais
  • 14ª Semana de Gravidez

    Agora que já entrou no segundo trimestre, deverá ter mais energia para fazer exercício novamente. Saiba como adaptar a sua rotina de atividade física …
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas