Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

21ª Semana

Esta semana, aprenda como pode ajudar o seu bebé a rebolar e a sentar-se sem apoios. E será que o exercício físico intenso afeta a sua capacidade de amamentação?
Está pronta para enfrentar exercício físico mais intenso? Descubra se isso poderá afetar a amamentação. O seu bebé também está a exercitar os músculos, podendo em breve ser capaz de rolar ou até sentar-se direito.

 

21ª Semana: Amamentação e exercício físico

Muitas mulheres anseiam por regressar à boa forma física após a gravidez, pelo que, por esta altura, poderá sentir-se pronta para assumir uma rotina de exercícios mais intensa. Mas será seguro fazê-lo se ainda estiver a amamentar?

A resposta é sim! Mas tenha cuidado e certifique-se primeiramente que o seu corpo está totalmente recuperado da gravidez. 

A prolactina, a hormona libertada durante a amamentação, poderá causar inflamação e dores nas articulações dos seus joelhos ou ancas, quando fizer exercício físico de grande intensidade. Se sentir dores nas articulações, fale com o seu Profissional de Saúde. Também existem algumas evidências de que o leite materno das mulheres que fazem exercício físico de grande intensidade contém quantidades de ácido láctico acima do normal, durante 90 minutos após o treino. Não se considera que seja prejudicial ao seu bebé.

Dicas para conjugar exercício físico e amamentação:
  • Amamente o seu bebé antes de praticar exercício físico;
  • Use um sutiã apropriado;
  • Pare se sentir alguma dor;
  • Mantenha-se hidratada.

 

21ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Descubra como ajudar ao desenvolvimento físico do seu bebé com atividades tais como rebolar e sentar, com brincadeiras simples no chão.

 

Use o chão de casa

O chão é o local ideal para brincar e ajudar o seu bebé a alcançar essas metas de desenvolvimento tão importantes. Incentive o seu bebé a esticar-se, pondo-o de barriga para baixo e colocando brinquedos um pouco fora do seu alcance. Isto irá fortalecer-lhe os músculos do estômago e capacitá-lo a rebolar.

 

Ensine-o a sentar-se direito sem apoios

Se o seu bebé está numa fase em que está pronto para sentar-se sem apoio, coloque-o sentado numa posição confortável. Rodeie-o de almofadas e mantenha-se atenta, para o caso de ele se desequilibrar. Ao brincar no chão, poderá ajudar ao desenvolvimento físico do seu bebé e incentivá-lo a explorar o seu mundo. 

Descubra como as metas de desenvolvimento pelas quais o seu bebé passou nos primeiros seis meses, podem influenciar a sua saúde e o seu desenvolvimento, agora e no futuro. 

Artigos Relacionados

  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • 1ª Semana

    Este é um momento fantástico e deveras emotivo. Leia os nossos conselhos sobre como cuidar de si e do seu recém-nascido.
    Ler mais
  • 2ª Semana

    O seu bebé tem apenas duas semanas de idade, mas já começam a ocorrer mudanças. Descubra quais são as metas importantes que o seu bebé poderá alcançar…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas