Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

20ª Semana de Gravidez

Esta semana, um médico especialista irá provavelmente verificar o desenvolvimento do seu bebé através de uma ecografia. Saiba o que esperar e descubra como combater as cãibras nas pernas, comuns nesta fase.

 

20ª Semana de Gravidez: o que esperar da ecografia morfológica

É provável que faça uma ecografia esta semana. Também conhecida como a "ecografia das 20 semanas" ou "ecografia morfológica", esta é uma meta empolgante na gravidez.

O objetivo desta ecografia é verificar que o seu bebé se está a desenvolver normalmente. Esta poderá, muito bem, ser a primeira vez que verá o seu bebé em crescimento, pelo que muitas mães fazem-se acompanhar do pai, de um familiar ou de alguém próximo, para partilharem o entusiasmo. 

Durante a ecografia, o médico especialista irá ver em pormenor o desenvolvimento e crescimento físicos do seu bebé, para além de verificar a posição da placenta. Terá a oportunidade de ver o seu bebé no ecrã, embora talvez necessite de ajuda para identificar que partes do corpo está a ver. O médico especialista irá ajudá-la a interpretar a imagem. Porém, é normal que consiga identificar sozinha os movimentos do seu bebé, o seu rosto, braços, pernas e pés, para além do desenvolvimento da coluna vertebral e órgãos principais. Até poderá vê-lo a chuchar no dedo ou a bocejar. Alguns hospitais irão informá-la sobre o sexo do bebé, caso a posição em que ele se encontre o permita e a maioria dar-lhe-á a possibilidade de levar uma impressão da ecografia para casa.

 

Cãibras nas pernas: porque surgem?

Muitas mães sentem cãibras nas pernas durante o segundo e terceiro trimestres. Isto é provavelmente devido ao seu corpo em mudança, que exerce pressão sobre os músculos e nervos das pernas. As cãibras nas pernas poderão acordá-la à noite, interrompendo-lhe o sono. Experimente elevar os pés usando uma almofada, para reduzir a ocorrência de cãibras.

A melhor maneira de combater as cãibras nas pernas é praticar exercício físico ligeiro, massajar a área afetada e alongar os músculos da barriga da perna. 

Alguns cientistas acreditam que as cãibras nas pernas estão ligadas à falta de Magnésio, Garantir que tem uma alimentação saudável e equilibrada e beber muitos líquidos irá ajudar. Monitorize a ingestão deste e de outros nutrientes na nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Se estiver a sentir cãibras frequentes ou intensas nas pernas, não se esqueça de falar com o seu profissional de saúde.

 

O desenvolvimento do seu bebé às 20 semanas de gravidez

O seu bebé mede aproximadamente 22 cm da cabeça aos pés. 

Está a crescer rapidamente. O batimento cardíaco está a ficar mais forte e é facilmente detetado, encostando um Doppler portátil à sua barriga. Uma substância branca e pegajosa, conhecida como vérnix caseosa, cobre agora completamente a pele delicada do seu bebé, protegendo-a.

Vale a pena verificar se está a ingerir Ferro suficiente para ajudar ao crescimento do seu bebé e à criação dos seus glóbulos vermelhos. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento irá ajudá-la a escolher alimentos ricos em Ferro. 

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus primeiros três anos, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

Artigos Relacionados

  • Segundo trimestre de gravidez

    Os órgãos e o sistema imunitário do seu bebé estão a desenvolver-se rapidamente, durante o segundo trimestre de gravidez. Saiba como pode influenciar …
    Ler mais
  • 13ª Semana de Gravidez

    Na 13ª semana, o seu peito começa a mudar para se preparar para a amamentação. Simultaneamente, o seu bebé continua a desenvolver-se: saiba como pode …
    Ler mais
  • 14ª Semana de Gravidez

    Agora que já entrou no segundo trimestre, deverá ter mais energia para fazer exercício novamente. Saiba como adaptar a sua rotina de atividade física …
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas