Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

19ª Semana de Gravidez

Está quase pronta para a ecografia das 20 semanas. Esta permite que os profissionais de saúde verifiquem, em pormenor, o desenvolvimento do seu bebé. Saiba porque é que uma alimentação saudável é uma prioridade nesta fase e porque é que a qualidade nutricional é melhor que a quantidade.

 

19ª Semana de Gravidez: prepare-se para a primeira ecografia

A sua ecografia das 20 semanas está a aproximar-se. Será realizada por um Técnico de Saúde e será a primeira vez que o desenvolvimento do seu bebé será examinado em detalhe.

Algumas ecografias são muito evidentes, mas se não tiver certeza das partes que está a ver, peça ao seu médico especialista para as indicar. Poderá ficar a saber o sexo do seu bebé e geralmente, poderá ter a oportunidade de levar para casa uma imagem impressa da ecografia.

 

Comer bem é vital para um bom desenvolvimento do seu bebé

À medida que a sua barriga fica maior, poderá sentir que tem uma desculpa para comer por dois. Surpreendentemente, não necessita de aumentar a sua ingestão de calorias até ao terceiro trimestre. Agora, o mais importante é fazer com a ingestão de calorias seja adequada. Uma alimentação saudável irá garantir que o seu bebé obtenha os nutrientes essenciais necessários a este período de rápido desenvolvimento, além de criar as bases para um futuro mais saudável.

Coma muita fruta e legumes, cereais e pães integrais. Ao incluir alimentos lácteos, tais como iogurte e queijo magros na sua alimentação, irá obter o Cálcio diário necessário ao seu próprio corpo e aos ossos e dentes em desenvolvimento do seu bebé.

A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento irá ajudá-la a garantir que está a ingerir Cálcio suficiente na sua alimentação.

 

O desenvolvimento do seu bebé às 19 semanas de gravidez

O seu bebé mede agora aproximadamente 19 cm da cabeça aos pés.

Sabia que o seu bebé já consegue saborear alguns dos alimentos que come? As papilas gustativas estão bem desenvolvidas e o bebé consegue distinguir os diferentes sabores da sua alimentação, através da deglutição do líquido amniótico. Estudos mostram que os bebés irão ter preferências por estes sabores depois de nascerem. Assim, ao ter uma alimentação saudável agora, poderá estar a incentivar o seu bebé a gostar de comer de forma saudável no futuro.

A audição do seu bebé está agora suficientemente sensível à captação de sons que são demasiado agudos ou graves para os adultos ouvirem. Após a nascença, será capaz de reconhecer a sua voz e outras que também ouça regularmente, tal como a do seu companheiro. Algumas pesquisas revelaram que os bebés também poderão ser capazes de recordar as músicas ou canções de embalar que ouvem no ventre, após o nascimento.

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus três primeiros anos, aliado ao estilo de vida e fatores ambientais, influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

Artigos Relacionados

  • Segundo trimestre de gravidez

    Os órgãos e o sistema imunitário do seu bebé estão a desenvolver-se rapidamente, durante o segundo trimestre de gravidez. Saiba como pode influenciar …
    Ler mais
  • 13ª Semana de Gravidez

    Na 13ª semana, o seu peito começa a mudar para se preparar para a amamentação. Simultaneamente, o seu bebé continua a desenvolver-se: saiba como pode …
    Ler mais
  • 14ª Semana de Gravidez

    Agora que já entrou no segundo trimestre, deverá ter mais energia para fazer exercício novamente. Saiba como adaptar a sua rotina de atividade física …
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas