Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

17ª Semana de Gravidez

Poderá sentir os primeiros movimentos do seu bebé esta semana. E se estiver a sofrer de obstipação, descubra como uma mudança na sua alimentação pode aliviar os sintomas.

 

17ª Semana de Gravidez: aliviar a obstipação

A digestão lenta e a obstipação são comuns durante a gravidez, devido aos crescentes níveis de progesterona. A progesterona atua como um relaxante muscular, dificultando o funcionamento correto dos músculos do intestino. Pode ser desconfortável e originar dores de estômago. E muitas vezes piora à medida que o bebé cresce. A boa notícia é que uma alimentação saudável e equilibrada pode realmente ajudar. Certifique-se de que está a ingerir fibras suficientes e beba pelo menos dois litros de líquidos por dia. A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a ter uma alimentação equilibrada.

 

Cuide dos seus dentes e gengivas

As hormonas da gravidez também podem provocar inflamações e maior sensibilidade nas suas gengivas. Isto pode torná-las propensas a hemorragias e doenças das gengivas (gengivites). Certifique-se de que consulta regularmente o seu dentista e higienista oral. Alguns países disponibilizam cuidados odontológicos gratuitos a mulheres grávidas. Para minimizar a ocorrência das doenças das gengivas:

  • Certifique-se de que lava bem os dentes, durante dois minutos, pelo menos duas vezes ao dia
  • Pondere utilizar uma escova macia para ser mais suave para as suas gengivas sensíveis
  • Use fio dentário regularmente
  • Evite bebidas e alimentos açucarados ou ácidos entre as refeições

 

O desenvolvimento do seu bebé às 17 semanas de gravidez

O seu bebé tem agora cerca de 17 cm de comprimento, da cabeça aos pés. 

A sua placenta, que fornece todos os nutrientes e oxigénio ao seu bebé, está a crescer rapidamente para acompanhar as suas crescentes necessidades. Certifique-se de que mantém uma alimentação equilibrada, abastecendo o seu corpo com nutrientes de boa qualidade, para transmitir ao seu bebé. 
Os rins do seu bebé estão agora a funcionar corretamente, e tal como você, ele urina várias vezes ao dia. A urina passa para o líquido amniótico e, embora possa parecer um pouco estranho, torna-se uma parte totalmente natural da alimentação diária do bebé. Este ciclo de deglutir líquido amniótico, e depois urinar, permite ao seu bebé praticar o processo digestivo.

Por esta altura, poderá começar a sentir o seu bebé a mexer. Poderá dar a sensação de formigueiro ao início. Se o conseguir sentir, já deve ter notado que o seu bebé reage a ruídos fortes vindos do exterior: um sinal de que a sua audição está a ficar mais sensível.

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez e nos seus primeiros três anos influenciam a evolução das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

Artigos Relacionados

  • Segundo trimestre de gravidez

    Os órgãos e o sistema imunitário do seu bebé estão a desenvolver-se rapidamente, durante o segundo trimestre de gravidez. Saiba como pode influenciar …
    Ler mais
  • 13ª Semana de Gravidez

    Na 13ª semana, o seu peito começa a mudar para se preparar para a amamentação. Simultaneamente, o seu bebé continua a desenvolver-se: saiba como pode …
    Ler mais
  • 14ª Semana de Gravidez

    Agora que já entrou no segundo trimestre, deverá ter mais energia para fazer exercício novamente. Saiba como adaptar a sua rotina de atividade física …
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas