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12ª Semana de Gravidez

À medida que o seu bebé cresce, e nesta fase, é possível que a barriga se comece a notar. Descubra como a sua alimentação pode contribuir para a saúde futura do seu bebé.

 

12ª Semana de Gravidez: a sua barriga já começa a notar-se!

Por volta da 12ª semana, o seu útero cresce, projecta-se para fora da pélvis elevando-se acima do osso púbico. Em breve, a barriga começará a notar-se.

Esta é uma das razões para muitas mães só partilharem a notícia sobre a gravidez nesta altura. É também a fase em que o risco de aborto espontâneo diminuiu consideravelmente.

Para muitas mulheres, é neste momento que a gravidez se torna mais real e emocionante. 

 

A nutrição certa pode contribuir para a saúde futura do seu bebé

As células do seu bebé são altamente adaptáveis nesta fase, o que faz com que o modo como se desenvolvem crie agora as bases para todo o crescimento e desenvolvimento futuros. Isto significa que ao disponibilizar fontes constantes de Vitaminas e nutrientes está a contribuir para um impacto positivo na sua saúde a longo prazo.

Uma alimentação saudável durante a gravidez inclui saber quais os alimentos a evitar, bem como aqueles a incluir na sua alimentação. A segurança alimentar deverá ser uma prioridade. O seu profissional de saúde assistente ajudá-la-á nas escolhas alimentares mais nutritivas e seguras.

 

O desenvolvimento do seu bebé às 12 semanas de gravidez

O seu bebé mede agora cerca de 6 cm de comprimento, do topo da cabeça até à ponta do pé.

O rosto começa a assemelhar-se mais ao de um bebé, tendo agora os olhos e orelhas no lugar. 

O cabelo do seu bebé está a começar a crescer, e nos dedos das mãos e dos pés surgem unhas pequenas e moles.

Vinte minúsculos pontos, que mais tarde serão os dentes de leite, estão a desenvolver-se na boca. As cordas vocais estão agora constituídas, embora só sejam utilizadas a primeira vez quando o seu bebé nascer. Entretanto, alguns dos seus ossos começaram a endurecer. 
Embora ainda seja muito cedo para sentir qualquer movimento, quando o seu bebé está acordado, aproveita para explorar o próprio corpo e descobrir o que é capaz de fazer: mexer-se, dar pontapés e chuchar no dedo. 

Está a ingerir fósforo suficiente na sua alimentação saudável e equilibrada? Este nutriente, presente na carne vermelha, laticínios, arroz e aveia, é essencial para ajudar à formação e crescimento dos ossos do seu bebé. 

Os nutrientes que o seu bebé recebe durante a gravidez não afetam somente o seu desenvolvimento atual: também influenciam a configuração das suas células para toda a vida. Este conhecimento constitui a base da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. Descubra mais sobre esta nova e empolgante ciência, e saiba como começar hoje a fazer a diferença na saúde a longo prazo do seu bebé, na nossa área sobre Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. 

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