Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Desenvolvimento do bebé durante o primeiro trimestre

O primeiro trimestre da gravidez é muito importante para o desenvolvimento do bebé, uma vez que é nesta altura que as fundações da vida do seu filho são construídas. Saiba como as suas escolhas podem ter influência na sua saúde futura.

 

O primeiro trimestre: as primeiras fases de desenvolvimento do bebé

Durante o primeiro trimestre, o seu bebé desenvolve-se a partir de um conjunto de células que se dividem rapidamente originando um feto humano reconhecível, com características faciais, e que mede cerca de 7 cm de comprimento. Esta incrível transformação significa que os órgãos vitais do seu bebé começam a formar-se apenas algumas semanas após a conceção.

Na primeira fase do desenvolvimento do bebé começam a formar-se o coração, o cérebro, a coluna vertebral e os intestinos. No momento em que completar 6 semanas de gravidez, o coração do seu bebé irá bater regularmente e os braços e as pernas começarão a formar-se. Por volta das 8 semanas, este minúsculo embrião possui todos os percursores dos componentes de um ser humano adulto, desde os músculos aos folículos pilosos.

A sua placenta desempenha um papel crucial no suporte deste rápido desenvolvimento do bebé. Este órgão que sustenta a vida requer um aporte constante de nutrientes para funcionar bem e fornecer os nutrientes que o seu bebé necessita para se desenvolver.

Impacto de fatores externos no desenvolvimento do seu bebé

As instruções genéticas codificadas nas células do seu bebé são apenas parcialmente responsáveis pela forma como os seus órgãos primários funcionam. A partir do momento da conceção, o desenvolvimento do bebé é também fortemente influenciado por fatores externos. O seu ambiente, estilo de vida e nutrição desempenham, todos eles, um papel importante na forma como os órgãos do seu bebé se irão desenvolver nestes estádios iniciais de desenvolvimento. O tabaco, os medicamentos e o álcool podem ter um impacto negativo e devem evitar-se, enquanto uma alimentação saudável e bem equilibrada irá garantir que o seu bebé obtém todos os nutrientes de que necessita. 

Manter uma alimentação e um estilo de vida saudáveis durante o primeiro trimestre da gravidez ajudá-la-á a estabelecer as fundações para a saúde futura do seu bebé.

Monitorize a sua alimentação durante a gravidez e lactância, e a do seu bebé a partir dos 6 meses, através do programa Aptababy.

Artigos Relacionados

  • Nutrição na gravidez

    Uma alimentação saudável durante a gravidez permite-lhe ter um impacto positivo sobre a sua saúde e o desenvolvimento saudável do seu bebé. Descubra q…
    Ler mais
  • 1ª Semana de Gravidez

    De acordo com o calendário médico da gravidez, a 1ª semana de gravidez é anterior à concepção do seu bebé. Descubra como uma dieta e estilo de vida sa…
    Ler mais
  • 2ª Semana de Gravidez

    A 2ª semana da gravidez corresponde ao momento da ovulação. Descubra como pode influenciar a saúde futura do seu bebé, mesmo nesta fase prévia à gravi…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas