Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

12ª Semana

Descubra como estimular o seu bebé de três meses com brinquedos simples. E fique a conhecer algumas estratégias para dormir melhor. 
O seu bebé tem agora três meses de idade. É importante continuar a estimular o corpo e mente. Saiba como poderá influenciar positivamente o seu desenvolvimento com alguns brinquedos simples.

 

12ª Semana: Está na altura de dormir mais

Pode não parecer, mas agora que o seu bebé está maior e mais ativo, já será capaz de dormir mais tempo entre as amamentações noturnas. É provável que ainda seja necessário alimentar o seu bebé à noite, mas se estiver constantemente a ser acordada ou se o seu bebé for difícil de acalmar, experimente estas dicas para dormirem melhor:

  • Implemente uma rotina regular à noite, quer seja um banho, uma música ou uma história antes de deitar. Distinga o sono noturno das sestas diurnas;
  • Incentive-o a adormecer sozinho; tente colocar o seu bebé na cama quando está ensonado mas ainda acordado, em vez de deixar que adormeça a mamar;
  • Incentive o seu bebé a acalmar-se por si próprio; não tenha pressa em pegá-lo logo ao colo, sempre que chora, console-o antes com palavras suaves ou com o seu peluche;
  • Tente prolongar gradualmente o espaçamento entre as amamentações noturnas, adiando-as alguns minutos de cada vez.

 

Cólicas

Se o seu bebé estiver a sofrer de cólicaspoderá ser muito difícil de acalmar e poderá chorar durante várias horas à noite. Isto pode ser muito desgastante. Aconselhe-se com o seu médico ou profissional de saúde. 

 

12ª Semana: O desenvolvimento do seu bebé

Com 12 semanas, o seu bebé poderá ser capaz de se deitar de barriga para baixo, com a cabeça erguida e de olhar à sua volta. Poderá também ser capaz de abanar uma roca, além de começar a reconhecer e a brincar com os próprios dedos das mãos e dos pés.

Incentive-o a brincar durante algum tempo de barriga para baixo todos os dias. Isto irá ajudá-lo a desenvolver a força necessária para levantar a cabeça, bem como para os movimentos que fará mais tarde, como gatinhar.

 

Ensinar através de brincadeiras

Com 12 semanas o seu bebé necessita de estimulação constante. Os móbiles musicais e os brinquedos coloridos são ótimas formas de ajudar o seu bebé a explorar.

Experimente pendurar um móbile sobre o berço do seu bebé, apenas a uns centímetros fora de alcance. Isto irá fortalecer os músculos do seu bebé, visto que irá tentar alcançá-lo. O móbile também irá estimular a mente do seu bebé, pois irá tentar descobrir o que é e qual o efeito que pode ter sobre o objeto. 

 

Use muitas cores

Estimule a coordenação entre a visão e as mãos do seu bebé com objetos coloridos ou com brinquedos que façam barulho, tais como rocas ou peças para agitar. 

Em breve, o seu bebé poderá desenvolver o sentido de humor, pelo que irá ouvir alguns risos e gargalhadas quando brincar com ele.

Cada bebé é diferente e desenvolve-se a ritmos diferentes. Assim, caso o seu bebé ainda não esteja preparado para as atividades nesta fase, tente novamente dentro de algumas semanas.

Embora dar de mamar à noite possa ser extenuante, os benefícios da amamentação fazem com que valha a pena. 

Artigos Relacionados

  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • 1ª Semana

    Este é um momento fantástico e deveras emotivo. Leia os nossos conselhos sobre como cuidar de si e do seu recém-nascido.
    Ler mais
  • 2ª Semana

    O seu bebé tem apenas duas semanas de idade, mas já começam a ocorrer mudanças. Descubra quais são as metas importantes que o seu bebé poderá alcançar…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas