Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

O que é a Vitamina B6?

A Vitamina B6 permite que o organismo utilize a energia proveniente dos alimentos e garante um fornecimento saudável de oxigénio para o seu bebé. Saiba que alimentos fornecem este nutriente essencial.

 

Por que razão a Vitamina B6 é importante?

A Vitamina B6 é essencial para o desenvolvimento e função cerebrais. Também conhecida por piridoxina, esta actua no desenvolvimento do bebé permitindo que o seu organismo utilize e armazene energia a partir das proteínas e hidratos de carbono que ingere. Está envolvida na formação de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigénio através do seu organismo e para o seu bebé durante a gravidez. Também ajuda o nosso organismo a produzir hormonas e neurotransmissores, que transportam sinais entre as células nervosas.

A carência de Vitamina B6 está associada a um maior risco de pré-eclâmpsia.

Alguns estudos sugerem que ter uma ingestão adequada de Vitamina B6 no início da gravidez pode ajudar a reduzir os sintomas de enjoos matinais.

 

De que quantidade de Vitamina B6 precisamos?

Descubra que quantidade de Vitamina B6 é necessária em cada estádio do desenvolvimento inicial do seu filho.

Necessidades de Vitamina B6 na gravidez

A ingestão diária de Vitamina B6 recomendada para as mulheres grávidas é de 1,9 mg por dia. 

Deve ser capaz de obter toda a quantidade de Vitamina B6 de que precisa através do que ingere, bem como de uma alimentação equilibrada. Apresentamos-lhe uma lista das fontes desta Vitamina B no final deste artigo e pode verificar a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Durante a amamentação 

O leite materno transmite a sua Vitamina B6 para o seu bebé, por isso, certifique-se de que obtém um aporte abundante para ambos. Deve ser capaz de obter um aporte suficiente a partir de uma alimentação bem equilibrada. No entanto, deve estar ciente que se considera que doses muito elevadas de Vitamina B6 diminuem a produção de leite materno.

 

O papel da vitamina B6 desde o desmame à primeira infância

Uma alimentação bem equilibrada deverá fornecer ao seu bebé, que está a deixar de beber leite materno, uma quantidade suficiente de Vitamina B6 para ajudar no seu desenvolvimento. Entre os 7 e 12 meses irá precisar de 0,3 mg por dia e entre 1 a 3 anos de idade esta necessidade aumentará para 0,5 mg. Apresentamos-lhe a seguir uma lista de boas fontes de Vitamina B e pode verificar a ingestão diária do seu filho com a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Que alimentos são boas fontes de Vitamina B6? 

A Vitamina B6 está presente em muitos alimentos, incluindo carne de porco, aves de capoeira e peixe. Está também presente no leite, nos ovos, no arroz, nos cereais integrais, nos vegetais ricos em amido, tais como as batatas, nos legumes e em muitas frutas, mas não nos citrinos.

 

A Vitamina B6 é importante durante toda a gravidez e para os primeiros anos de vida do seu bebé, bem como para a sua própria saúde. Disponível a partir de muitos alimentos, deverá ser fácil ingerir a dose diária recomendada através de uma alimentação adequada. Utilize a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento para descobrir se você, ou o seu filho, estão a ingerir a quantidade suficiente.

Artigos Relacionados

  • Influência da nutrição infantil na saúde futura da criança

    Saiba como uma boa nutrição poderá ter uma influência positiva sobre a saúde do seu bebé agora e no futuro.
    Ler mais
  • O que são fluidos?

    Em termos dietéticos, fluidos são os líquidos que obtemos através do que comemos e bebemos. Descubra por que razão obter fluidos em quantidade adequad…
    Ler mais
  • O que é a Vitamina B2?

    A Vitamina B2 participa em muitos processos durante a gravidez, incluindo o desenvolvimento dos tecidos do seu bebé. Descubra que alimentos são boas f…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas