Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

O que é a Vitamina B2?

A Vitamina B2 participa em muitos processos durante a gravidez, incluindo o desenvolvimento dos tecidos do seu bebé. Descubra que alimentos são boas fontes deste nutriente.

 

Por que razão a Vitamina B2 é importante?

A Vitamina B2, ou riboflavina, tem várias funções. É importante para o crescimento dos tecidos e para o desenvolvimento do seu bebé. Participa também na libertação de energia a partir dos hidratos de carbono, tem propriedades antioxidantes benéficas e metaboliza a gordura e as proteínas presentes na sua alimentação. A ingestão adequada de Vitamina B2 ajuda a ter uma pele, cabelos e olhos saudáveis. Também participa no desenvolvimento do sistema nervoso e do fígado do seu bebé, minimizando a sua própria fadiga. 

 

De que quantidade precisamos?

Descubra que quantidade de Vitamina B2 é necessária em cada estádio do desenvolvimento do seu filho nos primeiros anos de vida.

 

A Vitamina B2 na gravidez  

Durante a gravidez, precisa de 1,4 mg de Vitamina B2 por dia. O organismo não é capaz de armazená-la, pelo que incluir boas fontes na sua alimentação diária é a melhor forma de obter uma quantidade suficiente para atender às suas necessidades acrescidas. Apresentamos-lhe uma lista das melhores fontes de Vitamina B2 no final deste artigo e pode verificar a sua ingestão diária com a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Durante a amamentação 

Uma vez que começa a amamentar, deve procurar aumentar os seus níveis de Vitamina B2 para 1,6 mg para atender às suas necessidades e às do seu bebé em crescimento. Apresentamos-lhe uma lista das fontes desta vitamina do complexo B no final deste artigo onde pode verificar a sua ingestão diária com a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

O papel da Vitamina B2 do desmame à primeira infância 

À medida que o seu bebé deixa de beber leite materno, precisa de obter as suas próprias reservas deste nutriente a partir de alimentos sólidos. Entre os 7 e os 12 meses precisa de 0,4 mg de Vitamina B2 por dia e entre 1 a 3 anos de idade esta quantidade aumenta para 0,5 mg. Uma alimentação equilibrada deve proporcionar esta quantidade. 

Apresentamos-lhe a seguir uma lista de boas fontes desta Vitamina B e pode verificar a ingestão diária do seu filho com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Que alimentos são boas fontes de Vitamina B2?

A Vitamina B2, ou Riboflavina, está presente na carne, nos vegetais de folha verde, nos feijões, nos frutos secos de casca rija e nos produtos lácteos. Também está presente nos ovos, nos grãos integrais e produtos de cereais enriquecidos, no arroz e na levedura.

Como está presente em muitos alimentos, uma alimentação saudável deverá proporcionar a Riboflavina de que precisa. Está também frequentemente presente em suplementos multivitamínicos pré-natais. 

 

A Vitamina B2, ou riboflavina, é um nutriente vital para o desenvolvimento do seu bebé, ajudando a construir os tecidos que participam no rápido crescimento do seu organismo. É fundamental que tanto a mãe como o bebé obtenham uma quantidade suficiente deste nutriente a partir de uma alimentação equilibrada. Utilize a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento para descobrir se você, ou o seu filho, estão a ingerir os níveis corretos de Vitamina B2.

Artigos Relacionados

  • Influência da nutrição infantil na saúde futura da criança

    Saiba como uma boa nutrição poderá ter uma influência positiva sobre a saúde do seu bebé agora e no futuro.
    Ler mais
  • O que são fluidos?

    Em termos dietéticos, fluidos são os líquidos que obtemos através do que comemos e bebemos. Descubra por que razão obter fluidos em quantidade adequad…
    Ler mais
  • O que é a Vitamina B6?

    A Vitamina B6 permite que o organismo utilize a energia proveniente dos alimentos e garante um fornecimento saudável de oxigénio para o seu bebé. Saib…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas