Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Epigenética: o que é e que influência tem na saúde do seu bebé

A investigação com recurso à epigenética demonstra que os órgãos do seu bebé são afetados pelo seu ambiente. Saiba como pode usar este conhecimento para potenciar o desenvolvimento saudável do seu bebé.

 

O que é a epigenética?

Epi é uma expressão grega que significa “para lá de”, ”fora de” ou “à volta de”, pelo que “epigenética ”significa, literalmente, "fora da genética". A epigenética é um campo de investigação que estuda as mudanças nos nossos genes que não alteram o nosso ADN, mas alteram sim a forma como as nossas células e, por conseguinte, os nossos órgãos se comportam.

 

Qual a influência da epigenética?

O seu bebé é concebido e nasce com um ADN num conjunto único de genes que permanecem os mesmos durante toda a sua vida. No início, o seu bebé começa como uma única célula. Mas à medida que cresce durante a gravidez, a célula divide-se e subdivide-se em novas células vários milhões de vezes.

Os milhões de novas células criadas continuam a ter o mesmo ADN, mas cada uma delas pode comportar-se de maneira diferente devido ao "processo epigenético". 

A epigenética também afeta a forma como as células e os órgãos funcionam. As alterações sofridas pelas células neste processo epigenético também são influenciadas pelo seu ambiente, incluindo a nutrição e o estilo de vida.

 

Epigenética e Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida

A investigação epigenética é a fundação da ciência de Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida. Esta demonstra que os genes determinam apenas uma pequena parte da saúde do seu bebé, sendo que a restante e maior parte da sua saúde é influenciada pelo processo epigenético, pelo ambiente, estilo de vida e nutrição.

A epigenética também demonstra que o processo epigenético dos bebés no útero e das crianças nos primeiros anos de vida é altamente sensível e cinco vezes mais adaptável do que o de um adulto.* Por conseguinte, este período de rápido desenvolvimento, durante a gravidez, a amamentação e até à primeira infância, pode oferecer-lhe a oportunidade de influenciar positivamente a saúde futura do seu bebé:

  • Durante a gravidez, os seus hábitos alimentares e o seu estilo de vida são muito importantes, pois podem afetar o desenvolvimento do seu bebé no útero.
  • Após o nascimento do seu bebé, pode ainda influenciar a sua saúde futura através da amamentação e ao fazer as melhores escolhas nutricionais e de estilo de vida para ele nos seus primeiros anos de vida.

Comece a influenciar a saúde futura do seu bebé hoje. Monitorize os seus fatores de nutrição e estilo de vida, durante a gravidez e lactância, bem como os do seu bebé, a partir dos 6 meses, com a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Artigos Relacionados

  • Nutrição para a saúde futura do bebé

    Dê ao seu bebé o melhor começo na vida. Saiba como fazer da alimentação saudável um hábito e por que razão é tão importante para a saúde futura do seu…
    Ler mais
  • As nossas fórmulas estão a mudar.

    Estamos a atualizar as nossas fórmulas para trazer até si a nossa mais recente inovação que reflete o mais recente conhecimento científico, assim como…
    Ler mais
  • Terceiro trimestre de gravidez

    O crescimento do seu bebé está a acelerar-se e os seus órgãos estão a amadurecer, durante o terceiro trimestre de gravidez. Descubra como a sua alimen…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas