Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Alimentação durante a amamentação

O leite materno oferece a melhor nutrição possível para o seu bebé. Descubra de que forma uma boa alimentação na amamentação pode ser benéfica para si e para o seu bebé.

 

Quais os benefícios do leite materno para o bebé?

O leite materno promove o crescimento e desenvolvimento do seu bebé, reforça o seu sistema imunitário e é um alimento completo e perfeito. O leite materno proporciona ao seu bebé tudo o que precisa para ajudar no desenvolvimento do seu cérebro, sistema imunitário e metabolismo. Proporciona proteínas, vitaminas e ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa (LCPUFA's) de uma forma que o sistema digestivo imaturo do seu bebé consegue digerir facilmente. Também fornece ao sistema imunitário do seu bebé, que se encontra em desenvolvimento, uma proteção acrescida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebés sejam exclusivamente alimentados através da amamentação durante os 6 primeiros meses das suas vidas. Por volta das 26 semanas o sistema digestivo do seu bebé é suficientemente maduro para começar a diversificação alimentar, mas ainda precisará de obter os seus nutrientes a partir de uma alimentação principalmente à base de leite até aos 12 meses de idade.

A amamentação fornece o alimento mais natural para o seu bebé, mas é uma competência que precisa de aprender. Foi provavelmente aconselhada a alimentá-lo, inicialmente, "quando ele pede", sempre que o seu bebé pareça estar com fome. Peça ao seu profissional de saúde para ajudá-la a reconhecer os sinais que indicam que o seu bebé precisa de ser alimentado. Também poderá ajudá-la a solucionar quaisquer preocupações ou problemas que possa ter com a amamentação nos estádios iniciais.

 

Outros benefícios da amamentação para o bebé

A amamentação confere ao seu bebé uma menor possibilidade de: 

  • hospitalização devido a doenças e diarreia;

  • hospitalização devido a infeções respiratórias e dos ouvidos

  • sofrer de obstipação

  • sofrer de excesso de peso ou obesidade

  • desenvolver diabetes

  • desenvolver asma, eczema, alergias e doenças inflamatórias

Sabia que a amamentação pode até mesmo influenciar os tipos de alimentos de que o seu filho irá gostar quando for mais velho? Os bebés que são amamentados desenvolvem uma preferência pelos alimentos que podem saborear no leite materno, preferência esta que pode durar até à idade adulta. O que significa que pode influenciar o seu desejo de comer alimentos saudáveis, mesmo nesta fase, ao comê-los você mesma. 

 

Por que razão a amamentação é importante para a mãe

A amamentação não só proporciona o melhor começo de vida para o seu bebé como também apresenta muitos benefícios para si.

De entre as vantagens da amamentação, algumas delas são:

  • Reduz o risco de vir a ter cancro da mama ou do ovário

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto e hipertensão

  • Ajuda a criar um vínculo entre si e o seu bebé

  • Ajuda-a a perder peso ao queimar cerca de 500 calorias extra por dia

 

Por que razão é importante ter uma boa alimentação na amamentação?

Adotar uma boa alimentação durante a amamentação irá garantir que o seu bebé obtém todos os micronutrientes de que precisa através do leite materno para um ótimo crescimento e desenvolvimento. Ter cuidados com a alimentação na amamentação também é importante para que a mãe tenha força e resistência para cuidar do seu bebé. 

Uma das maravilhas do leite materno é que este alimento atende às necessidades nutricionais do bebé, mesmo que a mãe não esteja a comer de forma ideal. No entanto, quando a mãe não obtém os nutrientes de que precisa a partir da sua alimentação, o organismo vai buscá-los às próprias reservas, diminuindo, por exemplo, o cálcio nos ossos. Outro bom exemplo é a vitamina D: as mulheres grávidas e que amamentam necessitam de mais vitamina D na sua alimentação do que o normal para atender às suas próprias necessidades e às do seu bebé. A vitamina D ajuda o seu organismo e o do seu bebé a absorver o cálcio e é fundamental para criar ossos fortes, mas a sua carência não é invulgar. 

Saiba mais sobre a alimentação durante a  amamentação, através da nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Medicamentos durante a amamentação

Embora muitos medicamentos sejam seguros quando está a amamentar, alguns poderão inevitavelmente passar para o leite materno.

Por vezes, não pode evitar tomar medicamentos quando está a amamentar. As boas notícias é que existem medicamentos que pode tomar com total segurança. Deve verificar sempre com o seu Profissional de Saúde antes de tomar qualquer medicamento.

Artigos Relacionados

  • Nutrição durante a amamentação

    O leite materno oferece a melhor nutrição possível para o seu bebé. Descubra de que forma uma boa alimentação na amamentação pode ser benéfica para si…
    Ler mais
  • O efeito da cafeína no leite materno

    É seguro ingerir cafeína durante a fase de amamentação, desde que com moderação. Descubra a forma como isso afeta o seu bebé e saiba como pode gerir a…
    Ler mais
  • Estabelecer um horário de amamentação

    Durante a amamentação, é possível que surjam dúvidas sobre se o bebé está a receber a quantidade de leite de que precisa ou se, pelo contrário, está a…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas