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O efeito da cafeína no leite materno

É seguro ingerir cafeína durante a fase de amamentação, desde que com moderação. Descubra a forma como isso afeta o seu bebé e saiba como pode gerir a sua ingestão de cafeína.

 

Cafeína

Ao beber uma chávena de café ou ao comer chocolate, uma pequena quantidade de cafeína irá entrar na sua corrente sanguínea. Embora apenas uma minúscula quantidade (1%) apareça no leite materno, recomendamos-lhe que esteja atenta à sua ingestão de cafeína.

 

Cafeína e amamentação

Não há qualquer problema em consumir cafeína enquanto amamenta desde que não exagere. Isto significa que deve limitar o seu consumo a uma ou duas chávenas de café por dia (ou não mais do que 200 mg por dia). Embora o café contenha uma quantidade relativamente elevada de cafeína, não é a única fonte a que deve estar atenta. Verifique o seu consumo de chá, chocolate, refrigerantes, bebidas energéticas e alguns produtos à base de plantas, pois tudo isso poderá contribuir para os seus níveis de cafeína. Alguns medicamentos, tais como medicamentos para constipação e gripe, também contêm cafeína, mas de qualquer das maneiras estes poderão não ser apropriados para tomar durante a fase de amamentação. Leia sempre os rótulos cuidadosamente e fale com o seu profissional de saúde em caso de dúvidas.

 

Como a cafeína pode afetar o seu bebé

Quando a cafeína entra na sua corrente sanguínea, uma pequena quantidade (menos de 1%) acaba no leite materno. Se beber demasiado café, por exemplo, cinco ou mais chávenas de café por dia, isso poderá: 

  • Estimular excessivamente o seu bebé, tornando-o irritável ou agitado
  • Contribuir para problemas de sono
  • Reduzir a quantidade de ferro no leite materno e, por conseguinte, a quantidade de ferro que o seu bebé pode absorver

 

Como a cafeína afeta os nutrientes que absorve

Se beber mais do que duas chávenas de chá ou café por dia durante a fase de amamentação, isso poderá interferir com a forma como o seu organismo absorve nutrientes necessários. O que, por sua vez, poderá afetar a qualidade do leite materno.

Ferro

O ferro é essencial para a produção de glóbulos vermelhos no organismo. Estudos demonstraram que a cafeína pode reduzir a absorção de ferro até 80%. Mantenha a sua ingestão de cafeína reduzida e evite beber chá ou café durante pelo menos uma hora após consumir alimentos ou suplementos que contenham ferro.

Calcio

A cafeína interfere com a absorção de cálcio do seu organismo. Pode até mesmo reduzir a quantidade de cálcio armazenada nos seus ossos. Estudos têm demonstrado que as mulheres que bebem muito chá ou café são mais propensas a sofrer fraturas da bacia do que as que limitam a cafeína ou se ficam por apenas uma ou duas chávenas por dia.

Vitaminas B

A cafeína tem um efeito ligeiramente diurético no organismo e as Vitaminas B são solúveis na água, o que significa que podem perder-se através da urina. A cafeína também afeta o metabolismo de algumas Vitaminas do complexo B, como a Tiamina. No entanto, a cafeína pode ajudar o organismo a absorver Vitamina B12. Estimula a produção de ácido no estômago, o que decompõe a Vitamina.

Vitamina D

A cafeína limita a quantidade de Vitamina D que pode ser absorvida pelo organismo. A Vitamina D desempenha um papel vital, juntamente com o cálcio, na construção e fortalecimento dos ossos. A carência reduz a densidade dos ossos e aumenta o risco de osteoporose.

Outras Vitaminas e minerais

A absorção de manganésio, Zinco e Cobre é reduzida pela cafeína. Interfere com a ação da Vitamina A estimula a excreção de minerais essenciais, tais como Sódio, Fosfato, Potássio e Magnésio.

 

Para permanecer saudável, mantenha a sua ingestão de café durante a fase de amamentação o mais reduzida possível e considere alternativas saudáveis, tal como um sumo de fruta natural ou chás de ervas.

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