Artigos

Nutrição na gravidez

Uma alimentação saudável durante a gravidez permite-lhe ter um impacto positivo sobre a sua saúde e o desenvolvimento saudável do seu bebé. Descubra quais os nutrientes de que mais precisa.

Nutrição na gravidez para uma saúde ótima agora e no futuro

Ter uma alimentação equilibrada e variada é fundamental para a sua saúde e para a saúde futura do seu bebé. Uma boa nutrição é especialmente importante se estiver grávida ou se estiver a planear engravidar. Fazer escolhas alimentares saudáveis todos os dias ajudá-la-ão a manter-se saudável e proporcionará ao seu bebé aquilo de que precisa para crescer e desenvolver-se.

Programação Fetal

A sua alimentação tem impacto sobre os nutrientes que o seu bebé recebe de si no útero. Um bom aporte de nutrientes de boa qualidade ajudará a saúde e o desenvolvimento do seu bebé agora e no futuro. Este conceito é conhecido por "programação fetal". A programação fetal foi descoberta por cientistas alemães, em 1970, que observaram uma ligação entre a nutrição durante a gravidez e o comportamento de substâncias do tipo hormonas no organismo, nos órgãos em desenvolvimento do bebé.

Moldar a saúde do seu bebé agora e no futuro

Desde a conceção e durante a gravidez, a amamentação e a diversificação alimentar, você pode ter um efeito positivo sobre a saúde do seu bebé, agora e no futuro. Uma nutrição correta durante este período ajudará o seu bebé a crescer e desenvolver-se, enquanto define os alicerces para a sua saúde futura.

Nutrientes essenciais para diferentes fases de desenvolvimento

Durante a gravidez, os princípios básicos de uma alimentação saudável permanecem os mesmos – muitos legumes e fruta, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. No entanto, existem nutrientes que merecem uma atenção especial da sua parte. Precisa de mais proteínas, Cálcio e Ácido Fólico do que antes de engravidar, por exemplo. Clique nestes nutrientes essenciais para descobrir quais os benefícios para si e para o seu bebé.

A importância dos alimentos certos

Descubra que alimentos nutritivos deve comer durante o 1º, e 3º trimestres da gravidez. Mas lembre-se que, embora a maioria dos alimentos sejam seguros para si e para o seu bebé, existem alguns alimentos que deve evitar ou cujo consumo deve limitar. Peça aconselhamento ao seu Profissional de Saúde.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual