Artigos

Desenvolvimento cérebro bebé

Influenciar o desenvolvimento do cérebro

O cérebro do seu bebé desenvolve-se rapidamente durante a gravidez e os seus primeiros anos de vida. Descubra como o cérebro evolui e os fatores que influenciam o seu desenvolvimento.

O que é que a ciência nos diz sobre o desenvolvimento do cérebro?

O seu bebé começa a vida como uma célula única. Esta célula divide-se e, em seguida, subdivide-se muitos biliões de vezes à medida que cresce: este processo é designado por impressão. Pela altura em que nasce, o seu cérebro terá 100 mil milhões de células nervosas (neurónios), cada uma das quais com cerca de 2 500 sinapses (ligações).

 

Durante os dois primeiros anos de vida do seu bebé, o seu cérebro continua a desenvolver-se rapidamente. Nunca mais será tão ativo como no seu primeiro ano. Os seus neurónios irão produzir cerca de 700 novas sinapses a cada segundo. Todos esses neurónios e sinapses desempenham papéis vitais nos processos físicos, mentais e emocionais do corpo e da mente. Estes incluem processos de pensamento, competências motoras, funções metabólicas e comunicação nervosa e hormonal entre o cérebro e os diferentes órgãos do corpo.

 

Ao mesmo tempo, o cérebro passa por períodos de aperfeiçoamento da sua estrutura: um processo conhecido por desbaste seletivo. Isso permite que as sinapses que não estão a ser exercitadas diminuam e deixem espaço para outras novas.

 

Tanto a criação de células cerebrais como o desbaste seletivo de algumas sinapses são necessários para construir um cérebro saudável, a funcionar otimamente.

Que nutrientes são importantes?

O cérebro é o órgão do corpo que mais energia precisa. Além de utilizar grandes quantidades de energia, necessita das quantidades corretas e de proporções de nutrientes específicos para se desenvolver e funcionar bem.

 

Exemplos de nutrientes que participam na construção do cérebro são os Ácidos Gordos Omega 3. Desempenham um papel muito importante na criação de membranas e ligações, na produção de neurotransmissores e na construção de sinapses seletivas, tais como aquelas existentes entre o olho e o córtex visual no cérebro.

 

Saiba como a nutrição ajuda o seu bebé a desenvolver-se no 1º trimestre.

Outras áreas de influência

Descubra como os nutrientes podem influenciar o metabolismo do seu bebé, o seu sistema imunitário e o seu paladar.