Diversificação alimentar do bebé

A diversificação alimentar e o desenvolvimento do seu bebé a partir dos 6 meses

O rápido desenvolvimento do seu bebé continua dos 6 aos 12 meses e ele começará a diversificação alimentar. Descubra por que razão uma alimentação nutritiva durante esta fase é tão importante.

Como os alimentos durante a diversificação alimentar afetam a saúde futura do seu bebé

Durante o segundo semestre de vida, a alimentação complementar do seu bebé fornece uma quantidade crescente de nutrientes.

 

Ao mesmo tempo, o seu sistema imunitário está numa fase crucial de construção de uma resistência forte e saudável que irá apoiar a sua saúde na idade adulta. A constituição do seu cérebro está também numa fase altamente recetiva, adaptando-se a fatores externos e estabelecendo as fundações para uma vida de aprendizagem.

 

A ciência emergente da epigenética mostra-nos que as escolhas alimentares que faz para o seu bebé podem ter efeitos positivos na saúde do seu sistema imunitário, no seu metabolismo e no funcionamento cerebral, efeitos estes que continuam na idade adulta. 

Nutrição e sistema imunitário do seu bebé

A amamentação ajudou a proteger o sistema imunitário em desenvolvimento do seu bebé, mas, neste momento, o seu bebé irá depender cada vez mais da sua própria imunidade. O seu sistema imunitário é reforçado pela exposição a novos germes no seu ambiente. Expô-lo a novos germes ajuda-o a proteger-se contra doenças mais graves e torna-o menos propenso a sofrer de alergias no futuro.

Alguns nutrientes podem ajudar a imunidade do seu bebé, estes incluem:

 

A nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento pode ajudá-la a aumentar os alimentos que estimulam a imunidade na alimentação do seu bebé.

Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida e o desenvolvimento do cérebro do seu bebé

Entre os seis e doze meses há um nível acelerado de desenvolvimento no córtex frontal do cérebro do seu bebé. Esta área está envolvida em funções complexas tais como interações com o ambiente imediato e reações ao contacto com as pessoas. Expor o seu bebé a novas experiências através de uma rotina variada e interessante incentiva o seu desenvolvimento, o que é essencial para as suas competências sociais emergentes.

 

A ciência da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida demonstra que o cérebro humano é altamente flexível nos primeiros anos. Uma das maiores influências sobre como se desenvolve é a nutrição. Isto significa que ao proporcionar, durante a diversificação alimentar, uma alimentação rica em nutrientes que constroem o cérebro, pode ter um impacto direto e positivo sobre o desenvolvimento do seu cérebro. 

 

Os Ácidos Gordos Ómega 3 são um desses nutrientes. Presentes nos peixes gordos como o salmão e as sardinhas, podem melhorar a formação de vias Neuronais e contribuir significativamente para a saúde futura do cérebro do seu bebé.

 

Escolha os alimentos certos para um ótimo desenvolvimento cerebral com a nossa Ferramenta de nutrição durante a diversificação alimentar.

ENP Learn More Background

Investigações recentes já comprovaram que apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé está relacionada com a genética.


ENP Learn More Separator

Grande parte da saúde futura do seu bebé é influenciada pelo ambiente que o rodeia, incluindo a nutrição. Algo que você pode influenciar.


Descubra todos os artigos relacionados com a sua etapa atual