Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

5 jogos divertidos

para os irmãos jogarem

Neste período de isolamento social, o tempo pode custar mais a passar.
Os jogos ajudam a passar o tempo de forma divertida e são muito importantes para o desenvolvimento da imaginação das crianças. É importante limitar o tempo que passam em frente a ecrãs, privilegiando a realização de jogos divertidos.


Para segurança das crianças e para testemunhar toda a diversão, supervisione sempre os jogos e as brincadeiras dos seus filhos! ...E não se esqueça, lave as suas mãos e as do seu filho, conforme recomendado pelas autoridades de saúde, antes e depois de jogar. Evite qualquer contato das mãos com o rosto, tanto quanto possível!

1. Acampar em casa

• Construa um acampamento em casa. Não se preocupe com a desarrumação que possa causar e desfrutem desta aventura!
• Forneça uma tenda ou deixe que as crianças construam uma com mantas ou lençóis, e supervisione-as durante a construção.
• Depois de montar a tenda, peça para colocarem almofadas, sacos de cama e/ou mantas no interior.
• Ajude-os a reunir lanternas, alimentos, livros, peluches e jogos. Um jogo de cartas e um jogo de tabuleiro podem entreter as crianças durante várias horas.
• Outros utensílios que também podem colocar no interior da tenda incluem uma pequena mesa e cadeiras, livros para colorir e lápis de cor, blocos de construção e plasticina.

2. Jogar às escondidas.

• Jogar às escondidas é um dos jogos favoritos das crianças!
• Primeiro, defina espaços seguros nos quais as crianças se podem esconder, indicando os locais onde não o podem fazer por questões de segurança (por exemplo, as escadas) ou por outros motivos (por exemplo, o local onde alguém está em teletrabalho).
• Escolha um jogador, que deve fechar os olhos e contar em voz alta até 20, enquanto os restantes se escondem.
• Depois de terminar a contagem, o jogador pode abrir os olhos para procurar os restantes; o primeiro a ser descoberto é o próximo a procurar, e o último a ser encontrado é o vencedor.
• Noutra versão deste jogo, os jogadores podem tentar regressar ao local da contagem enquanto são procurados; se todos conseguirem regressar sem serem vistos, o jogador que procura deverá repetir a contagem e a busca.

3. Jogo do “Quente e Frio”.

• “Quente e Frio” é outros dos jogos favoritos das crianças. Para jogar, são necessários dois ou mais jogadores e um objeto.
• Escolha o jogador que irá procurar o objeto e peça-lhe que saia da divisão da casa onde vão jogar.
• Esconda um pequeno objeto nessa divisão.
• Peça para o jogador regressar e iniciem a procura.
• Vá dando pistas para ajudar a encontrar o objeto escondido.
• Quando o jogador se estiver a afastar do local onde está o objeto, vá indicando “mais frio”, e se for completamente na direção errada, pode indicar “gelo”.
• À medida que o jogador se aproximar do local onde está o objeto, vá indicando “mais quente”, e quando estiver mesmo muito perto, pode indicar “a ferver”.
• Também pode optar por ir batendo palmas durante a procura, mais rapidamente à medida que o jogador se for aproximando do objeto, ou mais lentamente à medida que se for afastando.

4. Adivinhar o objeto

• Este é um jogo que permite às crianças utilizar as suas capacidades de observação e investigação para adivinhar qual é o objeto misterioso.
• Um dos jogadores deverá pensar num objeto que esteja à sua volta. Peça-lhe para ele lhe dizer baixinho qual é e depois anote-o num papel.
• O(s) outro(s) jogador(es) deverão tentar adivinhar o objeto, fazendo perguntas que apenas podem ser respondidas com um “sim” ou um “não”. Por exemplo, se o objeto for uma moldura, o jogador pode perguntar “é feito de madeira?”.
• Podem ser feitas até 20 perguntas. Se os jogadores não adivinharem o objeto após as 20 perguntas, cada um terá uma oportunidade final para o fazer.

5. Jogo do STOP.

• Desenhe uma tabela com 5 colunas para cada jogador. No topo das colunas deverá escrever: NOME, ANIMAL, PLANTA, CIDADE e, finalmente, PONTUAÇÃO. As categorias podem ser alteradas consoante a idade das crianças.
• Um jogador começa a dizer o alfabeto, e o que estiver sentado à sua esquerda deverá dizer “STOP”.
• Tendo em conta a letra onde o primeiro jogador parar, todos deverão preencher as colunas com uma palavra que comece com essa mesma letra.

Exemplo com letra A:
Nome: Ana
Animal: Abelha
Planta: Amor-perfeito
Cidade: Aveiro


• Por cada resposta certa, os jogadores recebem 10 pontos. Se existirem respostas iguais, cada um recebe 5 pontos. Se uma resposta não for aceite por todos os jogadores (por exemplo, se a palavra não existir) ou se a resposta estiver em branco, o jogador não recebe pontos.
• A segunda ronda começa com o jogador que disse STOP na primeira a dizer o alfabeto, prosseguindo como da primeira vez.
• No final, o jogador com mais pontos ganha!
• Os adultos podem participar, como moderadores, ajudando a somar os pontos.

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas
Multisnet