Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

A diversificação alimentar do bebé: a partir dos 12 meses

Os primeiros anos de vida de uma criança são momentos de crescimento e desenvolvimento rápidos e o seu filho tem necessidades nutricionais específicas.
Assim, deve oferecer uma dieta variada e nutritiva bem como bons hábitos alimentares para um crescimento e desenvolvimento saudáveis do seu bebé.

 

A diversificação alimentar do bebé: Dicas

Ofereça refeições e lanches com base em alimentos nutritivos saudáveis, para responder às necessidades de energia do seu filho. Tenha em conta que o estômago do seu filho é 3 vezes menor que o de um adulto, pelo que o seu pequeno irá precisar de comer em porções mais pequenas e várias vezes ao dia: três pequenas refeições e dois a três lanches nutricionais regulares darão um fluxo constante de energia e nutrientes ao longo do dia.

Ofereça ao seu filho refeições saudáveis e variadas, nas proporções certas, de forma a receber os nutrientes dos diferentes grupos de alimentos.

Inclua alimentos como: 

  • Frutas e vegetais – que contêm vitaminas, minerais e fibras. Quanto mais coloridos forem melhor, pois poderão ter diferentes nutrientes. Tente incluir frutas e vegetais entre 2 a 4 porções ao dia, nas refeições principais e nos lanches;  
  • Alimentos lácteos – são importantes para oferecer cálcio e proteínas ao seu filho. Deverá incluir alimentos como leite, queijo e iogurtes, bem como outros produtos lácteos ricos em cálcio. O seu filho deverá receber 3 porções de produtos lácteos por dia;
  • Carne, peixe e ovos - Fornecem gorduras essenciais como proteína e ómega-3. Por isso tente oferecer ao seu filho cerca de 2 porções pequenas por dia. 
  • Certifique-se de que oferece entre 6 a 8 copos de água/leite por dia. Deve incentivar o seu bebé a beber água regularmente ao longo do dia.

 

Alguns alimentos que deve procurar evitar oferecer ao seu filho

Existem alimentos que deve evitar oferecer ao seu filho, quer no inicio quer ao longo do processo de diversificação alimentar:

  • Sal - deve ser evitado. Utilize ervas aromáticas e especiarias para substituir o sal e atenção também aos alimentos processados que podem conter muito sal (por exemplo produtos de charcutaria);
  • Aromatizantes artificiais, corantes, conservantes e edulcorantes - podem estar presentes em alguns alimentos para adultos, como refrigerantes que não deve oferecer ao seu bebé;
  • Marisco – deve ser evitado até indicação do profissional de saúde assistente, pois pode causar alergias ou intoxicação alimentar se não for cozido adequadamente;
  • Frutos secos inteiros, como nozes – Devem ser evitados até aos 5 anos, por serem difíceis de engolir;
  • Alimentos açucarados como bolos, chocolates, gomas, rebuçados, entre outros;
  • Mel - evite oferecer mel até aos 2 anos de idade porque pode conter bactérias nocivas para o bebé.

Estes são alguns alimentos que deve evitar oferecer ao seu filho, no entanto se tiver alguma dúvida mais específica deverá contactar sempre primeiro o seu profissional de saúde assistente. 

Artigos Relacionados

  • A alimentação do bebé a partir dos 12 meses

    As necessidades nutricionais do seu filho, quando começa a dar os primeiros passos, diferem das suas pois o seu organismo ainda está em desenvolviment…
    Ler mais
  • Puré de pera e abacate

    O abacate fica por vezes esquecido na alimentação dos mais pequenos, mas é um alimento muito saboroso e fácil de preparar.
    Ler mais
  • Risoto de frango e legumes

    Está na hora de introduzir novos alimentos e texturas na alimentação do seu bebé? Experimente este risoto, tão cremoso que ele vai adorar! Receita ind…
    Ler mais

Apoio ao cliente
Entre em contacto com
as nossas especialistas
Multisnet