Artigos

O que é o ADN?

O ADN corresponde ao nosso mapa genético, mas representa, apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé. Saiba como pode influenciar o resto.

ADN – o que significa para as gerações futuras?

Somos todos concebidos e nascemos com um ADN específico, inserido num conjunto único de genes, transmitidos através dos nossos pais e dos seus antepassados. Estes genes determinam as nossas características físicas e a nossa eventual propensão para determinadas doenças. Permanecem inalteráveis ao longo da nossa vida.
 
Não podemos mudar os genes com que nascemos. No entanto, a ciência mais recente sugere que este mapa genético representa, apenas uma pequena parte da saúde física e mental do seu bebé. O que significa que pode influenciar positivamente uma grande parte da sua saúde.
 
Os fatores externos desempenham um papel preponderante naquilo em que a pessoa se torna, em particular durante os primeiros anos de vida. Por conseguinte, as escolhas nutricionais e de estilo de vida que a mãe faz tem um impacto positivo sobre a saúde dos seus filhos, agora e no futuro.
 
Saiba como pode ajudar a influenciar a saúde futura.

Influenciar o comportamento das pedras basilares da vida

A sua alimentação, saúde física e emoções durante a gravidez podem afetar o desenvolvimento do ADN do seu bebé através da epigenética. Pode continuar a influenciar este desenvolvimento nos primeiros anos de vida do seu filho, através da alimentação e do estilo de vida.

 

Todos os bebés começam a sua vida como uma única célula que se divide e subdivide em novas células milhões de vezes durante a gravidez. Estas células contêm, todas elas, o mesmo ADN, mas cada uma delas pode comportar-se de maneira diferente devido ao “processo epigenético”.

 

Os processos epigenéticos enviam sinais químicos ao ADN existente no interior de uma célula, pelo que esta se comporta de diferentes maneiras. O resultado é que os órgãos em desenvolvimento comportam-se, em seguida, de maneira diferente. Quando influenciado positivamente, o resultado é que o órgão tem mais capacidade de lidar posteriormente com desafios, por exemplo, com os desafios colocados por uma alimentação rica em gorduras.

 

Este mecanismo epigénico é influenciado por fatores ambientais, em particular pelo estilo de vida e pela nutrição.

Isto significa que a sua alimentação e estilo de vida pré-natais, bem como a alimentação do seu filho desde o nascimento até à primeira infância podem ter um impacto significativo sobre a sua saúde futura. Descubra como os nutrientes essenciais podem fazer toda a diferença.

O papel dos cromossomas

 Os cromossomas mantêm unidas as cadeias longas do nosso ADN. Cada cromossoma também pode albergar milhares de genes. Herdamos os nossos cromossomas dos nossos pais, os quais determinam a nossa aparência e as nossas características. Isto significa que tanto os genes da Mãe como os do Pai influenciam a saúde futura do seu bebé.

Influenciar a saúde futura do seu bebé

Com base nas conclusões da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida., sabemos que o ADN é o ponto de partida para aquilo em que o seu bebé se torna: um mapa básico. O resto pode ser influenciado por fatores ambientais, incluindo o estilo de vida e a nutrição. Esta influência começa no útero.

 

A investigação demonstra que a sua própria saúde pode ser determinada, até uma certa medida, pelo estilo de vida e nutrição dos seus pais e avós. Por sua vez, a saúde dos seus próprios filhos pode ser influenciada pelas suas escolhas de estilo de vida. O que você come e bebe e o exercício físico que pratica afetam a sua saúde mais do que anteriormente se pensava ser possível.

 

Um começo bem equilibrado e nutricionalmente adequado na vida irá ajudar o crescimento e desenvolvimento do seu bebé, ajudando a construir órgãos saudáveis e ossos fortes. Pode ajudá-lo a desenvolver um metabolismo saudável, que o irá ajudar a manter um peso saudável, edificar um sistema imunitário robusto e contribuir para o desenvolvimento do cérebro.

 

Ao fazer escolhas cuidadosas em termos de nutrição e estilo de vida durante os primeiros anos de vida do seu bebé, pode dar-lhe o melhor começo possível para um futuro mais saudável.

 

Saiba mais sobre a Ciência de Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.