Artigos

ENP e alimentação do bebé

Sabe o que é a ENP?

Apresentação da ciência de Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida (ENP)

 

Saiba mais sobre a Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida e como a alimentação, juntamente com o estilo de vida e o ambiente, podem ajudar a influenciar a saúde futura do seu bebé.

A importância da Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida (ENP)

Nos últimos anos, a investigação demonstrou que a decisão de uma mulher grávida em levar um estilo de vida saudável, com uma boa nutrição durante a gravidez, tem um impacto mais profundo e duradouro para a saúde do seu bebé do que se pensava anteriormente.

 

A ciência de Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida mostra como a alimentação influencia o desenvolvimento dos órgãos e dos sistemas do organismo do seu bebé, desde o início da sua gravidez até o seu filho dar os primeiros passos. Aprender mais sobre uma nutrição adequada e seguir um estilo de vida saudável agora, não somente irá ser benéfico para a sua própria saúde, como também irá ajudar a construir as bases para a saúde do seu bebé, agora e no futuro.

Principais resultados da investigação

Ao longo de décadas de estudo dos padrões de doença, os investigadores descobriram ligações entre a saúde dos bebés aquando do nascimento e o desenvolvimento de alergias, diabetes e outros problemas de saúde posteriores. Com base na evidência proveniente de estudos realizados com mães e bebés de todo o mundo, os cientistas acreditam hoje, que uma nutrição desadequada nos primeiros anos de vida pode contribuir significativamente para problemas de saúde posteriores.

 

As escolhas que faz durante a gravidez já influenciam a saúde futura do seu bebé. A combinação de uma boa alimentação e de um estilo de vida saudável durante a gravidez irá influenciar diretamente o crescimento saudável da placenta e, por conseguinte, o desenvolvimento dos órgãos do bebé. Ao contrário, hábitos alimentares e um estilo de vida pouco saudáveis poderão ter consequências negativas.

Tenha um impacto positivo sobre a saúde futura do seu bebé

Estes resultados-chave da investigação tornam-se a base para a ciência de ENP. Apenas uma pequena parte da saúde futura do seu bebé é determinada pelos genes. A maior parte da sua saúde futura pode ainda ser influenciada pelas suas escolhas de vida, e por fatores ambientais, dos quais a nutrição é uma parte essencial.

 

Pode fazer a diferença para a saúde do seu bebé agora e no futuro:

 

  • Ao seguir uma dieta saudável e bem equilibrada durante a gravidez
  • Ao amamentar o seu bebé e continuando a ingerir a quantidade e os nutrientes adequados para auxiliar a formação de leite materno
  • Ao proporcionar ao seu filho uma alimentação variada e nutritiva.

 

Saiba mais sobre epigenética e como pode ajudar a influenciar a saúde futura do seu bebé.