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O que é o Cálcio?

O Cálcio ajuda na formação de ossos e dentes fortes do bebé. Obtenha dicas sobre como obter Cálcio suficiente para si e para o bebé durante a gravidez e até à primeira infância.

 

Por que razão o Cálcio é importante?

O Cálcio é importante para si e para a saúde do seu bebé, agora e no futuro, sendo essencial na formação de ossos e dentes saudáveis. Este mineral essencial desempenha igualmente um papel importante em muitos processos no organismo, incluindo a contração dos músculos, a coagulação sanguínea, a função neural, a atividade enzimática e a libertação de hormonas. Durante e após a gravidez, este mineral essencial ajuda o seu bebé em desenvolvimento:

  • Na formação de ossos e dentes fortes
  • A ter um coração, nervos e músculos saudáveis
  • A desenvolver um ritmo cardíaco normal
  • A melhorar as suas capacidades de coagulação sanguínea

O Cálcio também pode desempenhar um papel na prevenção da pré-eclâmpsia, uma doença grave que ocorre durante a gravidez e está associada a uma tensão arterial elevada e à eliminação de proteínas através da urina.

Durante toda a sua gravidez e quando se encontra a amamentar, o seu bebé dependerá de si já que é a sua única fonte de Cálcio. Se a sua alimentação não lhe proporcionar Cálcio suficiente, então o seu organismo começará a ir buscá-lo aos seus ossos para ajudar o seu bebé. Isto pode prejudicar a sua saúde e levar, mais tarde, à Osteoporose.

Desde o desmame até à primeira infância, o seu filho continuará a crescer muito rapidamente e necessitará de uma fonte regular de Cálcio para o desenvolvimento e manutenção saudáveis dos seus ossos e dentes. 

 

De que quantidade de Cálcio precisamos?

Descubra que quantidade de Cálcio é necessária em cada estádio do desenvolvimento do seu filho nos seus primeiros anos de vida.

 

Necessidades de Cálcio na gravidez  

Durante a gravidez, o bebé vai buscar uma grande quantidade de Cálcio ao seu organismo para a formação dos seus próprios ossos e dentes. Assim, é importante que mantenha os seus níveis de Cálcio para ajudar tanto a saúde dos seus próprios ossos como a dos ossos do seu bebé.

A ingestão diária de Cálcio recomendada aumenta durante o terceiro trimestre da gravidez de 1000 para 1.200 mg. Poderá encontrar algumas sugestões sobre alimentos ricos em Cálcio no final deste artigo ou calcular a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Necessidades de Cálcio durante a amamentação 

Após o parto, irá continuar a precisar de uma ingestão constante de Cálcio para ajudá-la durante a amamentação. A amamentação pode causar a perda de massa óssea, uma vez que constitui uma fonte de Cálcio para o crescimento do seu bebé. No entanto, a massa óssea regressa ao normal assim que deixar de amamentar e alguns estudos demonstram que a amamentação pode diminuir o risco de vir a ter, futuramente, osteoporose.

A ingestão diária de Cálcio recomendada durante a amamentação é de 1.000 mg. Poderá encontrar algumas sugestões sobre alimentos ricos em Cálcio no final deste artigo ou calcular a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Níveis de Cálcio necessários do desmame à primeira infância  

À medida que deixa de amamentar o seu bebé, este tornar-se-á cada vez mais dependente da sua própria alimentação quanto à ingestão de Cálcio necessária para ajudar o seu rápido crescimento. Entre o 1º e o 3º ano de idade o seu filho necessitará de cerca de 500mg de Cálcio por dia. Poderá encontrar algumas sugestões sobre alimentos ricos em Cálcio no final deste artigo ou calcular a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

 

Que alimentos são boas fontes de Cálcio?

As melhores fontes de Cálcio são os produtos lácteos. Alimentos como queijo, leite e iogurtes contêm, todos eles, Cálcio sob uma forma que o organismo pode facilmente absorver. Por exemplo, 300 ml de leite proporcionarão cerca de 350 mg de Cálcio. Os produtos lácteos contêm também outros nutrientes importantes que são benéficos para os ossos e os dentes, tais como Fósforo, Vitamina D, Magnésio e Proteínas.

Outras boas fontes de Cálcio são as sardinhas, cereais de pequeno-almoço, frutos secos, tais como figos e damascos, pão, amêndoas, e vegetais de folhas verdes, como os brócolos e a couve frisada.

É necessário que se certifique de que você e o seu filho assimilam níveis adequados de Cálcio durante e após a gravidez. Existem também riscos associados a uma ingestão em excesso, pelo que deve ter cuidado se consumir suplementos.

Utilize a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento para calcular que quantidade você e o seu filho ingerem e fale com o seu profissional de saúde caso esteja preocupada.

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