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Alimentos ricos em Zinco

O que é o Zinco?

O Zinco é um mineral que participa no rápido crescimento das células que ocorre durante a gravidez. Descubra que fontes de alimentos contêm este nutriente essencial. 

Por que razão o Zinco é importante?

O seu organismo necessita de Zinco para a produção, reparação e funcionamento do ADN – o mapa genético do organismo e a pedra basilar da construção das células. Além de ser essencial para o crescimento, o Zinco também pode reforçar o seu sistema imunitário, manter o seu olfato e o seu paladar e ajudar na cicatrização de feridas. No entanto, demasiado Zinco pode na verdade diminuir a sua imunidade. A maneira mais segura de ingerir Zinco é através da alimentação.

De que quantidade de Zinco precisamos?

Descubra que quantidade de Zinco é necessária em cada estádio do desenvolvimento do seu filho nos primeiros anos de vida:

 

Necessidades de Zinco na gravidez  

 

Recomenda-se que as mulheres grávidas aumentem o seu consumo até um máximo de 20 mg de Zinco por dia. Isto deve-se ao facto de as suas reservas participarem no desenvolvimento e crescimento das células do seu bebé. Com uma alimentação bem equilibrada deverá ser capaz de obter um aporte suficiente deste mineral. No entanto, se seguir um regime alimentar vegetariano, pode pedir aconselhamento ao seu profissional de saúde sobre suplementos. Apresentamos-lhe uma lista de boas fontes de Zinco no final deste artigo e pode verificar a sua ingestão diária com a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento. 

 

Necessidades de Zinco durante a amamentação  

 

As mulheres que amamentam devem aumentar a sua ingestão diária de Zinco até um máximo de 17,5 mg  para atender às necessidades do seu bebé em crescimento. A maioria das mulheres deve ser capaz de obter este aporte a partir da sua alimentação. Apresentamos-lhe uma lista de boas fontes de Zinco no final deste artigo e pode verificar a sua ingestão diária com a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento. 

 

Do desmame à primeira infância  

 

Assim que o seu bebé começa a comer alimentos sólidos, por volta dos 6 meses, começará a construir as suas próprias reservas de Zinco. Recomenda-se que procure fazer com que ingira cerca de 5 mg por dia entre os 7 e os 12 meses e 4,1 mg deste mineral do 1º ao 3º ano de idade. Apresentamos-lhe a seguir sugestões de alimentos boas fontes de Zinco para o seu bebé comer e pode verificar a ingestão diária do seu filho com a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Que alimentos são boas fontes de Zinco?

A biodisponibilidade do Zinco (a fração deste nutriente utilizada e retida pelo organismo) é alta na carne, nos ovos e no marisco. A presença de determinados aminoácidos (cisteína e metionina) melhora a absorção de Zinco.

 

Também está presente no feijão, nos frutos secos de casca rija, nos cereais integrais e nos produtos lácteos. No entanto, a absorção do Zinco proveniente de fontes de cereais integrais e vegetais é mais complicada devido ao seu elevado teor de ácido fítico, um composto que inibe a absorção de Zinco.

 

As ostras são, na realidade, a fonte alimentar mais rica em Zinco. No entanto, os especialistas aconselham a não comer ostras e outros mariscos crus durante a gravidez e a amamentação e desaconselham também a sua ingestão por parte de crianças pequenas devido ao risco de intoxicação alimentar.

 

O Zinco é um mineral essencial que participa no rápido crescimento celular do seu bebé/ filho em desenvolvimento. Porém, existe o potencial risco de ingerir demasiado Zinco, pelo que a melhor maneira de ingerir uma quantidade adequada é através de uma alimentação equilibrada. Utilize a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento para descobrir se você, ou o seu filho, estão a ingerir as quantidades recomendadas.

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