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O que é a Vitamina D?

A Vitamina D é essencial para o normal desenvolvimento dos ossos. Descubra os benefícios de longo alcance deste nutriente para si e para o seu bebé.

Por que razão a Vitamina D é importante?

O seu organismo produz naturalmente Vitamina D quando está exposto ao sol – é por esta razão que esta Vitamina é muitas vezes designada como "Vitamina do sol". No entanto, muitas pessoas não se expõem de maneira adequada ao sol, pelo que as carências não são invulgares, especialmente nas crianças pequenas e nas pessoas com pele mais escura.

 

A Vitamina D é importante durante a gravidez para manter níveis adequados de Cálcio e de Fósforo para si e para o seu bebé e para o crescimento de ossos e dentes fortes. Também está envolvida no crescimento das células e dos músculos. A carência de Vitamina D poderá ter impacto no peso do seu bebé ao nascer e também tem sido associada a um maior risco de complicações durante a gravidez, tal como pré-eclâmpsia. Uma carência a longo prazo de Vitamina D em crianças pequenas pode levar a doenças ósseas, como o raquitismo, sendo que os ossos em desenvolvimento se tornam frágeis e débeis.

De que quantidade precisamos?

Descubra que quantidade de Vitamina D é necessária em cada estádio do desenvolvimento do seu filho nos primeiros anos de vida.

 

 

Na gravidez

Recomenda-se que uma mulher grávida obtenha 200 UI (5 µg) de Vitamina D por dia. Embora possa obter este nutriente expondo-se ao sol e a partir de alguns alimentos que come, a investigação sugere que muitas pessoas não obtêm uma quantidade suficiente. Existem também cada vez mais provas de que a saúde dos bebés está associada aos níveis de Vitamina D presente durante a gravidez. Muitos profissionais da saúde recomendam, hoje, uma exposição sensata ao sol (15 minutos de exposição direta à luz solar numa grande área da sua pele pelo menos duas vezes por semana) e uma boa alimentação, bem como a ingestão de um suplemento de pelo menos 10 µg por dia. Procure aconselhamento junto de um profissional de saúde.

 

 

Durante a amamentação

Como sucede com a gravidez, pode ser aconselhada pelo seu profissional de saúde a tomar um suplemento enquanto amamenta. Isto deve-se ao facto de que a quantidade de Vitamina D que você transmite ao bebé através do leite materno depende dos níveis das suas próprias reservas. Procure também expor-se com regularidade ao sol e seguir uma alimentação rica em Vitamina D. A pele do seu bebé é muito sensível ao sol, pelo que deve ter cuidado ao expô-lo. 

 

 

Do desmame à primeira infância

A carência de Vitamina D nas crianças pequenas não é invulgar, pelo que deve pedir aconselhamento ao seu profissional de saúde quanto ao facto de dar, ou não, ao seu filho um suplemento apropriado para a sua faixa etária. A melhor fonte de Vitamina D é a luz solar, mas uma exposição excessiva pode trazer complicações futuras para o seu filho. Procure expor a pele do seu filho diretamente à luz solar algumas vezes por semana durante cerca de 10 minutos, mas nunca em excesso para não apanhar nenhum escaldão. Deve também aumentar a sua ingestão através da alimentação. 

Que alimentos são uma boa fonte de Vitamina D?

O peixe gordo, o leite enriquecido, os ovos e alguns produtos à base de cereais enriquecidos contêm Vitamina D. Lembre-se de verificar os rótulos: alguns ovos, queijos, iogurtes e cereais são enriquecidos, mas outros não. O óleo de fígado de peixe é uma boa fonte, mas também contém altos níveis de Vitamina A, pelo que não é recomendado durante a gravidez ou para crianças pequenas. Os peixes gordos devem ser limitados a duas porções por semana tanto para as mulheres grávidas como para as crianças pequenas. 

 

Existem provas crescentes sobre a importância da Vitamina D para todos os estádios da primeira infância. Fale com o seu profissional de saúde sobre a utilização de um suplemento como complemento à sua alimentação ou à do seu filho. 

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