Conjunto de artigos essenciais para viajar com bebés

Viajar com Bebés

Bebé a bordo!

 

Ser mãe ou pai não é condicionamento para que não se possa viajar, apenas os preparativos passam a ser mais elaborados. Quando viajar com bebés, deve encarar a criança como alguém que irá acrescentar toda uma nova dimensão às suas experiências. Como tal, ao preparar a viagem, torna-se importante considerar alguns elementos como o destino, locais onde ficar alojado, meios de transporte e atividades a fazer. 

A primeira viagem do bebé: o que deve saber

Caso o meio de transporte escolhido seja o avião, é aconselhável saber se a companhia aérea disponibiliza ou não comida de bebé a bordo. Em caso negativo, será boa ideia levar consigo alimentos que o seu bebé coma com satisfação. Os momentos mais críticos, em que os bebés podem sentir-se desconfortáveis e ficar mais agitados, são a descolagem e a aterragem.

 

Para além disso, quando se vai viajar com bebés, deve-se definir itinerários simples e o destino deve ser familiar. A primeira viagem é uma caixinha de surpresas. Pode ser fantástica ou um desastre. Se não for tão boa como estava à espera, não desanime. 

O que deve levar se vai viajar com o seu bebé

Sempre que viajar com bebés, antes de mais converse com o seu profissional de saúde e tire todas as dúvidas que possa ter. Além disso, considere que os bebés podem desidratar mais facilmente, pelo que caso o bebé não esteja a ser amamentado, deverá levar consigo uma reserva suficiente do leite habitual do bebé, e monitorizar o seu estado de hidratação. Não se esqueça ainda de levar os elementos necessários ao conforto do bebé, como por exemplo algo para comer, fraldas descartáveis, mantas e pomadas para prevenir assaduras. Estes são artigos essenciais que devem ser incluídos na mala de viagem do bebé.

 

Para além disso, poderá ainda levar alguns brinquedos para entreter as crianças durante a viagem, ou mesmo objetos favoritos como uma manta ou boneco especial. O importante é certificar-se que leva tudo o que é necessário para satisfazer o bebé durante a viagem, independentemente desta ser curta ou longa. 

Outros pontos a considerar quando viajar com bebés

Consulte o seu médico pediatra
 

Uma viagem vai deixar toda a família feliz, mas antes de viajar com bebés é aconselhável consultar o seu médico pediatra para saber qual é a idade ideal para o bebé poder viajar e o que se deve levar na mala.

 

Consulte a sua agência de viagem ou hotel
 

Procure junto da sua agência de viagens ou do hotel onde irá ficar se este está preparado para receber famílias. Será útil saber, por exemplo, se as crianças podem dormir gratuitamente no quarto dos pais, qual o custo das refeições para as crianças ou se estas estão incluídas no preço do quarto.

 

Para além disso, antes de viajar, verifique se há berços disponíveis no local de destino. Se não houver, não se esqueça de levar um berço portátil.

 

Organize atividades simples
 

Limite-se a uma atividade por dia e verá que é muito mais fácil fazer adaptações de última hora, caso a criança queira ficar no hotel a chapinhar na piscina ou a dormir uma sesta.

 

Informe-se sobre o ambiente no destino
 

Alguns parques temáticos são lugares de sonho e magia indicados para toda a família. São uns dos locais favoritos dos mais novos mas também é onde se juntam grandes multidões. Se for a primeira viagem do bebé, deve descartar este tipo de destinos.

Artigo relacionado