Sushi na Gravidez: dicas para combater o desejo
Durante o período de gestação é comum muitas mulheres sentirem desejo por certos alimentos. Para as mães apreciadoras de sushi o desafio poderá ser maior uma vez que o consumo de sushi na gravidez é normalmente desaconselhado. Neste artigo damos-lhe algumas dicas e opções saudáveis para combater o desejo por sushi durante a gravidez.
Como combater o desejo por sushi na gravidez?
Resistir a algo pode ser um desafio, no entanto com força de vontade e algumas técnicas de concentração poderá encontrar uma forma de desviar a sua atenção do fruto proibido e fugir ao desejo por sushi durante a gravidez:
1 - Concentre a sua atenção numa atividade
Abstraia-se destes pensamentos e tente concentrar-se em alguma atividade que lhe traga algum prazer, como seja ler um livro, preparar a decoração do quarto ou roupas do bebé, ou até mesmo fazer uma caminhada. O importante é que se divirta no processo.
2 - Faça exercícios de respiração
A prática da meditação recorre muito a exercícios de respiração para ajudar a encontrar um foco e concentração. Este processo poderá ser benéfico para a ajudar a remover o pensamento de comer sushi (ou até mesmo doces, caso estes estejam desaconselhados no seu caso) e ao mesmo tempo relaxar. Para tal selecione um local confortável e silencioso, preferencialmente, onde possa fechar os olhos ou deitar-se. Faça inspirações e expirações de 7 segundos cada e concentre o seu pensamento na contagem. Se for do seu agrado coloque uma música agradável para ajudar a uma maior descontração.
O que pode comer em substituição do sushi?
Sabemos que um desejo dificilmente é substituído por outro, no entanto existem vários alimentos que, para além de saborosos ajudam a saciar o apetite, com o extra de serem saudáveis:
Fique longe de tentações
A melhor forma de evitar uma tentação passa também por não nos “cruzarmos” com ela. Tendo isto em conta, aconselhamo-la a evitar ao máximo a proximidade com um dos frutos proibidos na gravidez: sushi.
Em caso de um jantar de amigos ou família, apele à sensibilidade das pessoas que lhe são mais próximas para que evitem o consumo de sushi na sua presença. Evite também visitas a espaços onde este tipo de prato é confecionado.
Acima de tudo mantenha-se positiva e tenha força de vontade, uma vez que o período de gestação são apenas 9 meses,e quando menos esperar poderá voltar a usufruir dos pratos que mais gosta sem preocupações.