Alergia alimentar e rótulos dos alimentos

Como os rótulos dos alimentos poderão ajudar a controlar a alergia do seu bebé

Se o bebé tiver uma alergia alimentar não se pode dar ao luxo de descurar os detalhes. Saber exatamente os elementos presentes em alimentos prontos a comer ou pré-embalados poderá ajudá-la a fazer escolhas informadas no supermercado, por isso é que é tão importante saber ler os rótulos dos alimentos.

Como saber ler os rótulos dos alimentos poderá ajudá-la a controlar a alergia do seu bebé

Se o bebé tiver uma alergia alimentar deverá ter muito cuidado sempre que comprar alimentos pré-embalados. E apesar da ideia de ter que ler bem os rótulos de todos os alimentos que comprar parecer inicialmente desafiante, rapidamente isso irá passar a ser um hábito natural.

 

Os rótulos dos alimentos existem para ajudá-la a fazer escolhas informadas. As regras de rotulagem europeias especificam que os ingredientes devem ser apresentados de forma clara nas embalagens. Os ingredientes alergéneos devem ainda ser claramente destacados dos restantes, para tornar mais fácil para as pessoas com alergias identificar os ingredientes que precisam de evitar.

 

Muitas das embalagens também apresentam rótulos com advertências. Esta é a mensagem "pode conter" que sem dúvida já encontrou apresentada em alimentos como cereais de pequeno-almoço, bolachas e pacotes de frutos secos. Esta frase é frequentemente utilizada pelos fabricantes como um aviso e não é uma qualquer exigência legal. E apesar de alguns consumidores reclamarem que a sua utilização é demasiado frequente ou inadequada, é inestimável para pessoas com alergias e tanto a indústria como as entidades de regulamentação têm trabalhado para fornecer orientações claras aos consumidores acerca do motivo de estes termos serem apresentados em rótulos e do seu significado.

Dicas para encontrar informações sobre alergias nos rótulos dos alimentos

Apesar de estarem lá para nos ajudar, por vezes os rótulos dos alimentos podem ser complexos, com vários nomes diferentes a serem usados para nomear um alérgeno comum. Por exemplo, os seguintes termos são apenas algumas das formas em que o leite e os extratos do leite podem aparecer rotulados nas embalagens de alimentos:

  • Beta-lactoglobulina.
  • Caseinato.
  • Soro de leite.
  • Proteína de leite hidrolisada.
  • Lactose.
  • Lactoferrina.
  • Lactoglobulina

 

E também existem alguns ingredientes que parecem ser feitos à base de leite, embora não o sejam, como o é o caso do creme/leite de coco e o cacau em pó. Pode ser um trabalho complicado ao início, mas se tiver um filho a quem tenha sido medicamente diagnosticada uma alergia, vai habituar-se depressa a identificar os ingredientes que a criança tem de evitar.

 

Através da elaboração de algumas pesquisas, irá ficar logo a saber o que procurar e identificar o significado das substâncias presentes nos rótulos dos alimentos.

 

Formas de utilizar os rótulos dos alimentos para ajudar a controlar a alergia do seu bebé.

  • Procurar os nomes alternativos dos alérgenos, isto é, o leite pode aparecer no rótulo identificado como "caseína" ou "lactose".