O refluxo é comum em bebés

Refluxo em bebés: causas e tratamento

O refluxo é comum nos bebés e ocorre quando os conteúdos do estômago são empurrados de volta para o tubo alimentar (esófago).

Sabia que cerca de 26% dos bebés experienciam refluxo?1 Continue a ler e saiba mais sobre o refluxo em bebés.

 

 

O que é o refluxo?

O refluxo é causado no bebé pelo facto de o músculo na parte superior do estômago estar ainda pouco desenvolvido e permitir que os conteúdos do estômago regressem ao esófago. Por vezes podem chegar à boca e até ser regurgitados para fora. Os casos de refluxo no bebé têm geralmente o seu pico por volta dos 4 meses, mas felizmente a situação tende a ficar resolvida quando o bebé completa o primeiro ano de vida.

 

Apesar de tudo, não existem motivos para ficar preocupada. A ocorrência de refluxo no bebé significa apenas que o sistema digestivo do bebé está pouco maduro e ainda em fase de desenvolvimento. Se estiver preocupada pelo facto de o bebé sofrer de refluxo, contacte o seu profissional de saúde para pedir aconselhamento.

Regurgitação pontual

A maioria dos bebés irá regurgitar a comida de vez em quando, mas isso nem sempre significa que sofram de refluxo. O refluxo é mais frequente e ocorre praticamente sempre que o bebé é alimentado.

Por vezes, quando o alimento não chega a sair da boca poderá ser difícil perceber se o bebé sofre ou não de refluxo. Alguns dos sinais clássicos de refluxo incluem:

  • O bebé estar muito inquieto e irritável, em particular depois de comer
  • Choro excessivo
  • Tosse durante ou depois de comer
  • Regurgitação ou vómito
  • Hábitos de sono deficientes
  • Arqueamento das costas e do pescoço
  • Perda ou fraco ganho de peso

Como aliviar o refluxo no bebé?

Algumas ideias simples que poderá experimentar para tentar aliviar o refluxo do bebé incluem:

  • Segurar no bebé numa posição mais vertical quando estiver a alimentá-lo.
  • Manter o bebé na posição vertical durante cerca de 30 minutos depois de comer.
  • Se der biberão, certificar-se de que a tetina do biberão não faz o leite fluir depressa demais porque isso poderá fazer com que o bebé possa engolir ar.
  • Colocar o bebé a arrotar durante e depois de comer.
  • Certificar-se de que a roupa e fralda do bebé não estão muito apertadas.

Controlo dietético do refluxo do bebé alimentado a biberão

Se estiver a alimentar a biberão e as dicas referidas acima não ajudarem a aliviar o refluxo do bebé poderá experimentar usar uma fórmula pré-espessada.

 

As fórmulas anti refluxo são espessadas com um espessante natural. Quando preparar o biberão irá notar que é mais espessa do que uma fórmula normal. Isso ajuda a impedir que o bebé engula ar. Também irá engrossar mais no estômago do bebé, o que ajuda a impedir que regresse ao esófago.

 

Tenha em conta que, como estas fórmulas são mais espessas, irá precisar de uma tetina com apenas um furo para um fluxo mais rápido no biberão. A forma como se preparam as fórmulas anti refluxo poderá ser ligeiramente diferente da forma como se preparam as fórmulas normais, por isso é importante seguir atentamente as instruções das embalagens.

 

Se suspeitar que o seu bebé sofre de refluxo , consulte de imediato o seu profissional de saúde. Não altere a dieta da criança sem a recomendação do médico.

Artigo relacionado

 

 

 

1Benninga M et al. Childhood Functional Gastrointestinal Disorders: Neonate/Toddler. Gastroenterology. 2016. 150: 1443-55.