Primeiros 6 meses de vida do bebé

Os primeiros 6 meses de vida do bebé

Os primeiros 6 meses de vida do bebé são uma etapa importante do seu desenvolvimento. Obtenha informações sobre como ajudá-lo durante este período.

O aleitamento materno e o sistema imunitário do bebé

Após o parto, os órgãos do bebé devem adaptar-se ao mundo exterior e continuam a desenvolver-se rapidamente, em particular, o seu sistema imunitário. Os bebés nascem com um sistema imunitário imaturo, o que significa que são vulneráveis a doenças. O aleitamento materno oferece uma proteção natural, uma vez que a imunidade é transferida da mãe para o bebé através das bactérias benéficas e de anticorpos presentes no leite materno. O sistema imunitário do bebé vai continuar a amadurecer ao longo de vários anos.*

 

O leite materno é o alimento perfeito para o bebé porque lhe fornece a quantidade de nutrientes para o seu crescimento e desenvolvimento.

Como ajudar o bebé a aprender e a desenvolver-se

Desde o nascimento, o bebé começa a aprender rapidamente. Cada experiência nova proporciona-lhe novas informações sobre o mundo e as pessoas que o rodeiam.  
Durante os primeiros 6 meses de vida, o bebé vai mudar significativamente, vai deixar de ser um bebé recém-nascido frágil para se transformar numa criança sorridente, animada e capaz de balbuciar. Durante este período vai ficar diferente semana após semana, vai aprender a sorrir, a reconhecer o seu rosto e depois, irá começar a rir e a balbuciar. Os seus músculos vão tornar-se mais fortes; primeiro vão ser fortalecidos os músculos do pescoço para conseguir sustentar a cabeça, aos 5 meses vai aprender a virar-se. O bebé de 6 meses já deverá conseguir sentar-se sem ajuda e, um pouco mais tarde, começar a gatinhar.

 

Leia os nossos artigos sobre o desenvolvimento do seu filho, mas lembre-se de que cada criança se desenvolve a um ritmo diferente. Esta informação serve apenas de orientação.

 

Como mãe, pode ter uma grande influência no desenvolvimento do seu bebé através do aleitamento materno e na forma como interage com ele. Tratá-lo com amor, abraçá-lo, esboçar um sorriso e proporcionar-lhe conforto e proteção vai ajudar o bebé a sentir-se mais seguro no mundo. Alguns estudos demonstraram que as crianças se sentem melhor quando estão protegidas, recebem apoio e atenção imediata e constante. Também é importante brincar com o bebé para ajudá-lo a aprender. Apresente-lhe novas imagens, sons e texturas como brinquedos e objetos móveis e converse com ele ou cante uma canção para ajudá-lo a desenvolver as suas capacidades de comunicação. O seu profissional de saúde irá acompanhá-la nesta fase, por isso se tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu bebé não hesite em falar com ele. 

Ferramenta de Desenvolvimento

Logo após o nascimento, o pediatra vai monitorizar o peso, comprimento e perímetro cefálico do bebé. Sempre que forem a uma consulta, vão rever estas medidas para fazer um registo de crescimento do bebé. Além disso, existem pontos de referência que pode identificar em diferentes fases do desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional.

 

Pode fazer um registo do crescimento e desenvolvimento do bebé com a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Artigo relacionado

 

 


*Andreas N, Kampmann B, Mehring Le-Doare K. Human breast milk: A review on its composition and bioactivity. Early Human Development. 2015;91(11):629-635.