Preparação para o parto

Preparação para o parto

Durante o terceiro trimestre o seu corpo e mente adaptar-se-ão às últimas alterações que estará prestes a sentir, como forma de preparação para o parto, esse momento tão esperado. Já falta pouco para poder ter o bebé nos seus braços. Para ajudá-la a sentir-se um pouco mais tranquila, apresentamos alguns acontecimentos que deverão decorrer nesta última etapa da gravidez:

As idas ao obstetra:

O obstetra ficará disponível para si e para o seu bebé. Irá verificar o tamanho e altura do útero para se certificar de que o bebé está a crescer de forma adequada, medir-lhe a tensão arterial e fazer análises à urina, bem como avaliar os níveis de açúcar e proteínas, entre outros aspetos.

 

Além disso, à medida que se for aproximando o momento do parto, irá observar a posição do bebé. Durante a preparação para o parto deve informar-se das diferentes alternativas e decidir quais são as suas próprias preferências. Na altura do parto o médico terá em conta as opções que considerou, mas decidirá o método mais seguro para si e para o seu bebé. 

 

A partir da semana 36 é provável que tenha de ir à sua consulta médica a cada duas semanas, para ser avaliada antes do bebé nascer.

A preparação do seu corpo para o parto:

À medida que se aproxima a altura do parto, o seu corpo irá começar a preparar-se. Poderá verificar alterações, que lhe serão explicadas pelo seu profissional de saúde.

 

Seja paciente, está quase! O tempo que passa em casa poderá parecer uma eternidade mas pense que já está cada vez mais perto de ter o seu bebé consigo!

Deverá ter em conta que:

O terceiro trimestre é um ótimo momento para a preparação para o parto e para elaborar o plano de nascimento. Não importa o tipo de parto que tenha em mente, um plano de nascimento é sempre uma boa ideia. Pelo menos irá incentivá-la a encontrar o momento de se organizar e conversar com o seu companheiro e com o seu médico, de forma detalhada, sobre as opções que têm à disposição.

 

Poderá visitar o hospital e conhecer as instalações para o parto. Deverá familiarizar-se com os lugares onde tudo vai acontecer.

E, acima de tudo, lembre-se:

Apenas 5% dos bebés nascem no dia em que as mães completam o termo da gestação. Seja benevolente consigo própria e descontraia.