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O que é o Ácido Fólico?

O Ácido Fólico é uma Vitamina do complexo B. Se estiver grávida ou planeia engravidar, deve ingeri-lo sob a forma de suplemento. Descubra quais os benefícios para a sua saúde e para a saúde do seu bebé.

Por que razão o Ácido Fólico é importante?

O Folato é uma forma de Vitamina B naturalmente presente, em pequenas quantidades, na nossa alimentação. Ácido Fólico é o nome para a versão industrial desta Vitamina que encontra em suplementos. O Ácido Fólico e/ou Folato trabalha em conjunto com a Vitamina B12 para fazer com que os glóbulos vermelhos sejam saudáveis e para construir e reparar o seu ADN. Uma carência desta Vitamina na sua alimentação pode provocar sintomas que incluem diarreia, anemia, fadiga e dores de cabeça.

 

Embora uma alimentação rica em Folato seja importante em todos os estádios da vida, se está a planear engravidar é fortemente recomendado que tome um suplemento diário de Ácido Fólico. Ao tomar um suplemento diário antes e durante as 12 primeiras semanas da gravidez irá reduzir significativamente o risco de defeitos do tubo neural (DTN), tal como a espinha bífida. A espinha bífida é uma malformação que resulta de um espaço entre as vértebras da coluna vertebral e da coluna espinhal em desenvolvimento. Embora possa causar uma série de deficiências, na sua forma mais comum, a espinha bífida oculta, os sintomas são tão ligeiros que a maioria das pessoas não sabe que a tem. Se já estiver grávida e não tiver tomado nenhum suplemento de Ácido Fólico fale com o seu profissional de saúde.

De que quantidade precisamos?

Descubra que quantidade de Folato é necessária em cada estádio do desenvolvimento do seu filho nos seus primeiros anos de vida.

Na gravidez

Normalmente, os adultos necessitam de 0,4 mg de Folato todos os dias e podem obter esta quantidade através de uma alimentação variada. Se estiver a pensar tentar ter um bebé, ou se estiver grávida, necessitará então de, pelo menos, 0,6 mg por dia (ou 600 µg) para reduzir o risco de defeitos do tubo neural (DTN). Seria muito difícil obter esta quantidade somente a partir da sua alimentação, é então por isto que se recomenda que tome um suplemento diário de 400 µg . O suplemento é mais benéfico para o seu bebé no primeiro trimestre, mas não há qualquer perigo em continuar a tomá-lo durante toda a gravidez. Algumas mulheres poderão precisar de uma dose mais elevada de Ácido Fólico, pelo que deve falar com o seu profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplemento.

 

Além do suplemento, é uma boa ideia comer uma variedade de alimentos ricos em Folato. Veja as nossas sugestões no final deste artigo ou calcule a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Durante a amamentação

O Ácido Fólico continua a ser importante para a sua saúde e a saúde do seu bebé durante a amamentação. O seu bebé precisa de cerca de 80 µg por dia . O seu organismo não consegue armazenar Folato pelo que deve ingeri-lo diariamente. Poderá querer continuar a tomar um suplemento de 400 µg para garantir que mantém uma ingestão diária que atenda às necessidades de ambos. Deve também tentar aumentar a ingestão de Folato através da sua alimentação. Veja as nossas sugestões sobre alimentos ricos em Folato no final deste artigo ou calcule a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Do desmame à primeira infância

Dos 6 meses em diante, o seu bebé tornar-se-á cada vez mais dependente de alimentos sólidos para obter a sua dose diária de Folato. A necessidade de Folato nas crianças aumenta com a idade: desde os 6 meses até um ano de idade precisarão de 80 µg por dia e entre 1 a 3 anos precisarão de 150 µg por dia . Serão capazes de ingerir estas quantidades através da sua alimentação se comerem uma grande variedade de alimentos. Veja as nossas sugestões sobre alimentos ricos em Ácido Fólico no final deste artigo ou calcule a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Que alimentos são boas fontes de Ácido Fólico?

O Folato está presente em pequenas quantidades numa ampla gama de alimentos. As boas fontes incluem lentilhas, espargos, espinafres, feijão encarnado, abacate, sumo de laranja e grão-de-bico. 

 

Os benefícios de tomar um suplemento de Ácido Fólico são claros no início da gravidez, mas é um nutriente importante em todos os estádios da vida. Utilize a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento para calcular a sua ingestão ou a ingestão do seu filho. 

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