A importância do pequeno-almoço na gravidez
O pequeno-almoço é uma refeição essencial, sendo-o também na gravidez. Depois de muitas horas em jejum, é fundamental recuperar energia para começar o dia com vitalidade. Alguns profissionais de saúde recomendam que o aporte de energia nesta altura seja de 20 a 25%3 de energia do total do dia. Assim, partilhamos consigo algumas ideias de alimentos que poderá incluir nesta refeição tão importante do dia.
O pequeno-almoço na gravidez
- Frutas: Pode comer peças inteiras ou pode fazer sumos naturais ou compotas ocasionalmente. As frutas têm vitaminas, minerais e fibras essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.
- Produtos lácteos: Um copo de leite, um iogurte ou queijo, são exemplos de alimentos ricos em cálcio e proteínas essenciais.
- Cereal: No pão, cereais de aveia ou em panquecas, são exemplos de alimentos que são fonte de energia e que contribuem com fibra, vitaminas e minerais.
Existem outros alimentos que pode acrescentar ao seu pequeno-almoço, como frutos secos (nozes, amêndoas), sementes (chia, girassol) ou smoothies vegetais (não se esqueça de desinfetar bem os ingredientes dos smoothies!)
O pequeno-almoço na gravidez: como fazer quando não tem apetite de manhã?
Muitas pessoas acordam sem apetite para tomar o pequeno-almoço, pelo que apenas comem passado algumas horas. Uma das técnicas que pode adoptar caso seja uma dessas pessoas é tomar o pequeno-almoço em duas fases: uma no início e outra a meio da manhã. Assim, recebe a energia de que precisa de forma progressiva e não faz um intervalo demasiado longo sem se alimentar.
Partilhamos consigo alguns exemplos de pequenos-almoços ricos e saudáveis que poderá preparar em casa:
- Para os dias em que se sente com menos energia experimente uma taça de iogurte natural com granola e fruta fresca. A meio da manhã experimente um punhado de nozes, avelãs ou amêndoas.
- Pode também optar por uma salada de frutas com iogurte, complementando a meio da manhã com uma bolacha de arroz ou aveia.
- Para quando não tiver muito tempo para a preparação do pequeno-almoço, pode optar por um copo de leite e uma maçã na primeira hora da manhã e uma sandes de queijo para a segunda parte da manhã.
- Para os dias em que acorda mais tarde, porque não preparar um pequeno-almoço mais completo? Pode preparar uma sandes de vegetais como espinafres, tomate e queijo acompanhado por um sumo de laranja natural, por exemplo.
Como sabe, existem alguns alimentos que deve evitar durante a gravidez, no entanto tem várias opções saudáveis e saborosas pelas quais pode optar para todas as suas refeições. Consulte a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento que a poderá ajudar a monitorizar a sua nutrição durante a gravidez.
Artigos relacionados:
3 - Abreu RM. O Grande Livro da Alimentação Infantil. 1ª ed. Lisboa: A Esfera dos Livros; 2009.