O que é o Iodo?

O Iodo ajuda na produção das hormonas da tiroide, essenciais para o desenvolvimento cerebral do seu bebé. Descubra que alimentos são boas fontes.
 

Por que razão o Iodo é importante?

O Iodo é necessário para a produção das hormonas da tiroide. Estas hormonas ajudam o cérebro do seu bebé a desenvolver-se corretamente, mantendo as células saudáveis e regulando o metabolismo.  É necessário para o desenvolvimento do sistema nervoso e para a produção de hormonas, que são necessárias para o crescimento e para a diferenciação de muitos órgãos. Uma carência de Iodo durante a gravidez pode levar ao abrandamento do crescimento do seu bebé e afetar também o desenvolvimento do seu cérebro.

 

Após o nascimento, o seu bebé continua a precisar deste mineral para o ajudar a crescer e apoiar o seu cérebro e órgãos. Um baixo nível de Iodo em crianças e adultos está associado à fadiga, depressão e aumento de peso. No entanto, uma ingestão demasiado elevada de Iodo também pode ter efeitos secundários semelhantes.

De que quantidade precisamos?

Descubra que quantidade de Iodo é necessária em cada estádio do desenvolvimento do seu filho nos primeiros anos de vida.

Na gravidez

O seu organismo deve fornecer todo o Iodo de que o seu bebé precisa, e a investigação demonstrou que uma carência de Iodo pode contribuir para a diminuição do QI do seu bebé.  É por esta razão que, durante a gravidez, a sua ingestão diária recomendada ascende a 200 µg por dia (em comparação com 150 µg para as mulheres adultas que não estão grávidas). 


Em Portugal, é aconselhável que as mulheres em preconceção ou grávidas recebam um suplemento diário de Iodo sob a forma de iodeto de potássio de cerca de 150 a 200 µg/dia. Contudo, aconselhe-se sempre com o seu Profissional de Saúde antes de tomar qualquer suplemento. Veja as nossas sugestões sobre alimentos ricos em Iodo no final deste artigo ou calcule a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Durante a amamentação

As recomendações para a amamentação são as mesmas que durante a gravidez. O seu bebé continua a precisar de Iodo para apoiar funções importantes do organismo, incluindo o desenvolvimento do cérebro e crescimento. Uma vez que proporciona Iodo ao seu bebé através do leite materno, recomenda-se que ingira 200 µg por dia.  Em Portugal, é aconselhável que durante o aleitamento materno exclusivo, as mulheres recebam um suplemento diário de Iodo sob a forma de iodeto de potássio de cerca de 150 a 200 µg/dia.  Contudo, aconselhe-se sempre com o seu Profissional de Saúde antes de tomar qualquer suplemento.


Veja também as nossas sugestões sobre alimentos ricos em Iodo no final deste artigo ou calcule a sua ingestão diária com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Do desmame à primeira infância

À medida que o seu bebé deixa de beber leite materno, precisa de obter Iodo suficiente através da sua alimentação para um rápido crescimento e desenvolvimento. Entre 1 e 3 anos de idade necessita de cerca de 90 µg de Iodo por dia. Não se deve ultrapassar o limite máximo de 200 µg para as crianças que começam a andar. Sugerimos-lhe em seguida alimentos ricos em Iodo e pode calcular a ingestão do seu filho com a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento.

Que alimentos são boas fontes de Iodo?

As mais ricas fontes de Iodo são o peixe e os produtos lácteos. As algas marinhas são uma excelente fonte, mas podem conter quantidades excessivas. Por esta razão, só deve comer algas marinhas uma vez por semana.


Está presente em quantidades menores na carne, nos frutos secos de casca rija e no pão.
Inclua uma quantidade adequada de leite, queijo e iogurte na sua alimentação para garantir uma boa ingestão e coma peixe regularmente. Os peixes brancos, os peixes gordos e o marisco são, todos eles, boas fontes.


Se não comer peixe ou produtos lácteos, poderá estar em risco de ter uma carência de Iodo e deverá falar com o seu Profissional de Saúde sobre a utilização de um suplemento.

 

O Iodo afeta o desenvolvimento do cérebro do seu bebé e deve aumentar a sua ingestão durante a gravidez e enquanto amamenta para 200 µg por dia. O cérebro continua a desenvolver-se nos primeiros anos de vida do seu bebé, pelo que é igualmente importante obter Iodo em quantidade suficiente através da sua alimentação. Utilize a nossa ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento para descobrir se você, ou o seu filho, estão a ingerir uma quantidade suficiente.

 

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