Artigos

Influenciar o metabolismo do seu bebé

Uma nutrição bem equilibrada nos primeiros anos de vida ajuda a estabelecer um metabolismo eficiente. Saiba como influenciar o desenvolvimento desta função essencial do organismo.

O que a ciência nos diz sobre o desenvolvimento do metabolismo

Metabolismo é o nome que se dá ao conjunto de reações bioquímicas que ocorrem no organismo e que vão buscar matérias-primas daquilo que comemos e bebemos e as transformam em pedras angulares e energia para as células.

Que nutrientes são importantes?

Desde a conceção até à primeira infância, o seu filho precisa dos nutrientes adequados nas proporções corretas para criar um metabolismo saudável. Estes incluem Ferro, Zinco, Cálcio, Vitamina C, Vitamina B12 e Ácido Fólico, bem como um vasto leque de outras Vitaminas e minerais essenciais.

 

Uma nutrição ótima depende da qualidade dos nutrientes fornecidos. Ingerir a proporção certa de proteínas de boa qualidade é também fundamental para um metabolismo saudável. As proteínas saudáveis estão presentes na carne de vaca magra, frango, peixe e frutos secos de casca rija. Além de ter uma alimentação rica nestes alimentos, deve evitar alimentos excessivamente salgados e açucarados e gorduras saturadas.

 

Saiba que nutrientes essenciais são necessários em cada estádio.

Em que fase os nutrientes são importantes?

Enquanto mãe, pode influenciar positivamente, agora e no futuro, o metabolismo do seu filho mantendo um peso saudável e seguindo uma alimentação equilibrada antes da conceção, durante a gravidez e durante a amamentação, e incentivando o seu bebé a comer um vasto leque de alimentos saudáveis e nutritivos assim que deixa de beber só leite materno. A importância dos diferentes nutrientes varia dependendo da fase de desenvolvimento do seu bebé: Por exemplo, o Ácido Fólico é necessário numa quantidade muito maior durante os estádios da preconceção e do primeiro trimestre da gravidez, mas continua a ser um nutriente importante ao longo da vida.

 

Utilize a nossa Ferramenta de Nutrição e Desenvolvimento para monitorizar a sua nutrição e a nutrição do seu bebé ao longo das fases importantes.

Uma janela de oportunidade

Desde a conceção e durante a gravidez, amamentação e diversificação alimentar você pode ter um efeito positivo sobre o metabolismo do seu filho.

 

O metabolismo de uma criança funciona de maneira diferente da de um adulto. É mais ativo, mas o seu metabolismo leva mais tempo a converter os nutrientes presentes na sua alimentação em substâncias úteis. As crianças desenvolvem-se muito rapidamente. À medida que crescem, as proporções do seu organismo mudam e os seus órgãos continuam também a desenvolver-se. O seu metabolismo tem que adaptar-se constantemente para lidar com esta transformação.
A programação metabólica do seu bebé começa no útero. Desde a conceção até à primeira infância, pode ajudar a estabelecer os alicerces para o futuro peso do seu bebé. Estudos recentes sugerem, por exemplo, que se uma mulher grávida tiver excesso de peso o seu filho terá mais propensão a ter excesso de peso.

 

A partir do início do segundo trimestre da gravidez, a sua necessidade de energia e de determinados nutrientes começará a aumentar à medida que o metabolismo do seu bebé começa a desenvolver-se. Esta necessidade de uma nutrição adaptada continuará durante a amamentação. Mas o que o seu filho come assim que começa a deixar de beber só leite materno e nos cinco primeiros anos de vida irá também ter um efeito sobre o seu metabolismo nesse momento e no futuro.

 

Uma nutrição bem equilibrada nos primeiros anos de vida poderá ajudar o seu bebé a desenvolver um metabolismo eficiente e minimizar os riscos futuros de problemas de peso. Também ajuda a estabelecer os alicerces para a boa saúde do seu filho agora e no futuro. Saiba mais sobre a Ciência de Programação Nutricional nos Primeiros Anos de Vida.

Outras áreas de influência

Descubra como pode influenciar ainda mais a saúde do seu bebé hoje e no futuro, com uma nutrição que ajuda o desenvolvimento do seu cérebro, a saúde dos ossos, a saúde ocular e o desenvolvimento dos seus músculos e órgãos.